- A BMW lançou um novo episódio de sua série sobre o próximo sedã elétrico equivalente ao M3.
- Esse vídeo se concentra em como a BMW está fazendo com que o carro seja controlável, divertido e gratificante para os motoristas interessados.
- Ele também revela como será o som do primeiro carro M elétrico, e ele soa como um seis em linha sintetizado.
As montadoras com um histórico de fabricação de bons carros esportivos estão encontrando dificuldades para reproduzir a mesma sensação visceral que fez com que os compradores voltassem aos seus carros por décadas. A Honda está tentando fazer um Type R elétrico, mas também não quer diluir sua icônica designação de desempenho colocando-a na traseira de um EV que não é divertido o suficiente para merecê-la. O Hyundai Ioniq 5 N provou que isso pode ser feito, mas é indiscutivelmente mais difícil de fazer se você trabalhar com um conjunto fixo de expectativas.
A BMW enfrentou um dilema muito semelhante ao criar o primeiro carro M totalmente elétrico. Os EVs de desempenho lançados até agora são agradáveis de dirigir e muito rápidos, mas são muito pesados e incômodos em uma estrada sinuosa, que é onde um BMW deveria ganhar vida, mas nenhum de seus EVs atuais o faz. O único que conseguia fazer isso era o Mini Cooper SE original, que era uma verdadeira diversão em uma estrada sinuosa, mas agora foi substituído por um novo modelo muito mais adulto (e menos divertido).
Agora, o fabricante está trabalhando duro para criar o primeiro modelo M sob medida, e podemos acompanhar o ciclo de desenvolvimento por meio de uma série de minidocumentários.
A última parte da série se concentra no problema de controle do veículo quando próximo ou no limite. É nesse caso que um carro BMW M é realmente divertido, pois permite que você possa abusar um pouco ao volante, mas sem sentir que está prestes a perder o controle.
Jogar o carro nas curvas para aproveitar a aderência abundante e, em seguida, arrancar com a cauda para fora é um elemento básico dos carros M, e a BMW quer que seu modelo M elétrico tenha a mesma sensação nesse sentido. O vídeo mais recente mostra a BMW testando um protótipo de seu próximo modelo equivalente ao M3 elétrico na Suécia para ver como ele reage e o que pode fazer em uma superfície de baixa aderência.
Vale a pena observar que, embora a BMW tenha colocado emblemas M em alguns EVs, nenhum deles é um modelo M dedicado de alto desempenho - ela ainda não fez um equivalente elétrico de seu M3, M4 ou M5. No entanto, isso parece que vai mudar em breve.
O protótipo/mula apelidado de "Nadine" tem uma carroceria i4, mas com arcos de roda salientes que escondem uma variante de desempenho da plataforma Neue Klasse. Não sabemos se esse carro em particular tem uma configuração de quatro motores, com uma unidade de acionamento para cada roda individual, mas a BMW confirmou que planeja oferecer isso no futuro M3 EV.
Mas, embora ver Nadine deslizando em um lago congelado na Suíça seja muito bom, provavelmente a maior revelação do vídeo é como será o som do M3 EV. Se você já dirigiu um BMW EV recente, está familiarizado com o som de aceleração futurista criado por Hans Zimmer. No entanto, parece que a BMW está deixando Hans de lado em seus futuros M elétricos.
O protótipo parece estar produzindo um ruído sintetizado de um motor de seis cilindros em linha que é muito semelhante ao som dos atuais carros M equipados com o motor S58. Não sabemos se isso é um indicativo do que a versão final de produção do carro terá, mas provavelmente é mais adequado do que manter os sons de Hans Zimmer.
Entre o ronco falso do motor e a dirigibilidade, que está sendo ajustada para se parecer com os carros M que conhecemos e amamos, a BMW nos deixou muito animados para experimentar o M3 elétrico. Ele provavelmente não terá a falsa mudança de marchas que você tem no Hyundai Ioniq 5 N, mas o Hyundai nos mostra como pode ser um veículo elétrico com ruídos de motor embutidos e uma propensão para a sobresterço.