BMW M3 CS Touring: estreia com 550 cv e é mais barata que o M4 CS

há 2 meses 5

Os fãs de esportivos tiveram que esperar mais de 35 anos pela primeira BMW M3 Touring, que definitivamente valeu a pena. Em diversos sentidos, porque a montadora está desfrutando de uma demanda mais do que rápida pela perua familiar de alto desempenho. E a demanda por potência e espaço é aparentemente tão alta que uma versão esportiva da versão esportiva está sendo lançada. Diga olá para a primeira M3 CS Touring. 

As duas letras já adornaram o M2, o M3 sedã, o M4 e o M5. Agora, pela primeira vez, uma Touring está desfrutando de mais potência, um conjunto de suspensão e direção mais afiado, aerodinâmica mais nítida e (só um pouco) menos peso. 

BMW M3 CS Touring (2025)

Foto de: BMW

BMW M3 CS Touring (2025)

Foto de: BMW

Após o último facelift, o motor de seis cilindros em linha biturbo 3.0 S58 já fornece 530 cv na M3 Touring normal. Graças ao aumento da pressão máxima do turbo para 2,1 bar e à modificação dos componentes eletrônicos do motor, a M3 CS Touring agora oferece 550 cv a 6.250 rpm. O torque máximo permanece o mesmo, 66,3 kgfm (entre 2.750 e 5.950 rpm).

Os números de aceleração resultantes são bastante interessantes. A CS acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, 0,1 segundo mais rápido que a M3 Touring. A diferença de 0 a 200 km/h é ainda mais impressionante. Nesse caso, a M3 CS Touring tira 0,7 segundo de seu irmão mais fraco (11,7 a 12,4 segundos). A velocidade máxima é de 300 km/h, ou seja, 20 km/h a mais do que é possível com o M3 Touring convencional, mesmo com o Pacote M Drivers opcional. 

Resta saber o quanto a redução de peso contribui para isso. Como já sabemos pelas versões CS anteriores, uma quantidade relativamente grande de fibra de carbono também leva a resultados comparativamente gerenciáveis aqui.   

BMW M3 CS Touring (2025)

Foto de: BMW

BMW M3 CS Touring (2025)

Foto de: BMW

Na BMW M3 CS Touring, o capô, o splitter dianteiro muito mais agressivo, as entradas de ar dianteiras, as capas dos espelhos retrovisores e o difusor traseiro são feitos de CFRP. No cockpit, os assentos de carbono especificamente projetados e os shift paddles no volante, os acabamentos internos e o novo console central feitos de carbono contribuem para a otimização do peso. Ao todo, a CS perde 15 quilos em comparação com o modelo padrão, chegando a 1.920 kg.

Portanto, ela continua sendo uma atleta pesada, mesmo que certamente seja excelente em disfarçar isso em termos de dinâmica de direção. O suporte de precisão disponível como opcional no compartimento do motor, que aumenta a rigidez da carroceria, também deve ajudar nesse aspecto. Outras medidas para melhorar o desempenho de direção incluem ajustes especiais para os amortecedores adaptativos, a direção e os freios. Os engenheiros também lidaram com o controle de estabilidade e, nesse contexto, com o M Dynamic Mode. 

Como padrão, a M3 CS Touring vem com rodas de raios especificamente projetados, com 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira, opcionalmente em bronze dourado ou preto fosco. Elas são equipadas com pneus 275/35 ZR19 e 285/30 ZR20. Os pneus esportivos estão disponíveis sem custo adicional, mediante solicitação. Se você quiser se ater ainda mais ao asfalto e tiver um pouco de dinheiro sobrando, também poderá trocar para pneus de ultrapista. Isso provavelmente se refere aos pneus Michelin Cup 2 R. 

Não é de surpreender que o sistema de tração integral específico do M, incluindo os modos 4WD Sport e 2WD, bem como a familiar transmissão automática ZF de 8 velocidades e o diferencial de deslizamento limitado eletrônico na caixa de câmbio do eixo traseiro permaneçam. 

Do lado de fora, é possível reconhecer a CS Touring pelas peças de carbono mencionadas acima, a grade de rim CS com moldura vermelha, um spoiler de teto também emoldurado em vermelho e os elegantes faróis de LED amarelos no estilo de corrida. As cores de pintura disponíveis também são esportivas e muito legais. Elas incluem o British Racing Green, o lendário Laguna Seca Blue (mostrado nas fotos), Frozen Solid White e Sapphire Black. 

No interior, os clientes da CS podem esperar por um esquema de cores preto e vermelho, que inclui os assentos traseiros e os assentos da caçamba. Há também um volante de Alcântara achatado com marcações vermelhas às 12 horas e a estranha inscrição CS. A capacidade do porta-malas permanece entre 500 e 1.510 litros.  

BMW M3 CS Touring (2025)

Foto de: BMW

BMW M3 CS Touring (2025)

Foto de: BMW

BMW M3 CS Touring (2025)

Foto de: BMW

Ainda não se sabe se a BMW tentará quebrar o recorde de Nordschleife para carros de rua, que não existe oficialmente. Certamente descobriremos isso nas próximas semanas. Atualmente, o M3 Touring normal detém o recorde não oficial com um tempo de 7:34,39 minutos, conduzido no Sport Auto Supertest. 

Na Alemanha, o novo M3 CS custa a partir de 152.900 euros. Isso excede o preço de entrada do M3 Touring normal em impressionantes 46.600 euros, mas é claro que ele também tem muito mais itens de desempenho caros a bordo como padrão. E ainda é 7.100 euros mais barato que o M4 CS Coupé. O lançamento no mercado ocorrerá em março de 2025 e a BMW está falando de uma "edição limitada", mas não está dizendo quantos veículos ela terá. Brasil? Difícil, infelizmente...

Leia o artigo completo