A Lotus tem uma longa tradição no automobilismo europeu - e mundial - e como forma de prestar uma homenagem a sua história, a britânica acaba de apresentar uma edição limitada do Emira, o último esportivo lançado pela marca com um motor a combustão, em 2023, e entre as cores disponíveis nessa série, uma delas é mais do que especial.
Baseada na versão equipada com o motor 2.0 de quatro cilindros, a edição especial se distingue por cinco pinturas exclusivas, cada uma delas inspirada nos carros da Lotus do passado e produzida em apenas 12 unidades por design. Disponível em 12 mercados europeus selecionados, a série presta homenagem ao lendário número '12', usado pelo piloto brasileiro e tricampeão Ayrton Senna durante seu tempo com a Lotus na Fórmula 1. O preço? 111.000 euros (cerca de R$ 707.007).
Foto de: Lotus
Edição limitada do Lotus Emira inspirada no Type 97T de Ayrton Senna
Homenagem às lendas
Cada uma das edições limitadas do Emira apresenta detalhes sob medida e acabamentos feitos à mão, com as pinturas - aplicadas internamente na fábrica de Hethel, em Norfolk, na Inglaterra - ecoando as cores dos carros de Fórmula 1 da equipe britânica.
Cada exemplar apresenta os logotipos da Lotus em preto e placas de identificação "Emira Limited 1/12" nos pilares B e no painel de instrumentos. Completando o pacote, há ainda um certificado de autenticidade que atesta a exclusividade do modelo, aumentando seu valor para os colecionadores.
Foto de: Lótus
Edição limitada do Lotus Emira inspirada no Type 99T
Foto de: Lótus
Lotus Emira Limited Edition, a variante de tributo ao Type 97T
Foto de: Lótus
Lotus Emira Limited Edition, a homenagem ao Type 86
A primeira variante é a inspirada no Type 99T (o carro em que Ayrton Senna triunfou em Mônaco e Detroit em 1987), com pintura amarela enriquecida com detalhes em azul e o número '12' visível nas laterais do carro, combinado com aros e pinças de freio pretos.
Há ainda o Emira "baseado" no Type 97T, cuja pintura combina uma base Shadow Grey com detalhes dourados para celebrar o carro de 1985, no qual Senna obteve sua primeira vitória em um Grande Prêmio. O número "12" dourado decora as laterais, enquanto a bandeira Union Jack adorna as asas dianteiras. Continuando, encontramos uma homenagem ao Type 86 de 1980, com cor azul e listras vermelhas e prateadas, bem como o número 11 nas laterais.
Início do programa de personalização da Lotus
Entre as edições limitadas do Emira, também há espaço para uma homenagem ao Type 78, o monoposto de 1977 que foi um dos primeiros a explorar o "efeito solo", tornando o carro aerodinamicamente muito mais potente. O número "5" - em homenagem a Mario Andretti - está presente nas laterais do Lotus.
Por fim, há uma homenagem ao Type 25, com uma pintura verde escura com listras amarelas, lembrando o monoposto de 1963 que permitiu a Jim Clark vencer o campeonato mundial. O interior em Alcantara preto com costura amarela completa a homenagem.
Foto de: Lótus
Edição limitada do Lotus Emira inspirada no Type 78
Foto de: Lótus
Edição limitada do Lotus Emira inspirada no Type 25
Cada um dos Emiras é movido por um motor 2.0 turbo de 365 cv e 43,8 kgfm desenvolvido pela Mercedes-AMG e personalizado pela Lotus. Associada à transmissão automática de dupla embreagem de 8 velocidades, essa unidade de potência permite uma aceleração de 0 a 100 km/h de 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 283 km/h.
Finalmente, vale a pena destacar que essa Edição Limitada é uma espécie de aperitivo para o programa de personalização Chapman Bespoke, que será lançado em 2025 e oferecerá aos clientes a oportunidade de modificar seu Lotus em vários detalhes.