Com a morte do TT em 2023 e do R8 em 2024, a Audi ficou sem um carro esportivo pela primeira vez em décadas. Na verdade, a montadora alemã não vende nenhum carro de duas portas. Isso pode mudar em breve. No início deste mês, relatos deram conta de que o R8 está pronto para fazer um retorno nos próximos anos, enquanto a Audi está considerando fortemente um novo modelo inspirado no TT original.
Durante uma recente apresentação dos resultados financeiros do Grupo Volkswagen, a publicação Autocar perguntou ao CEO da Audi, Gernot Döllner, se a empresa está considerando um novo carro esportivo. "Com certeza", disse ele. "Isso faz parte do DNA da marca e temos que encontrar a maneira certa, no momento certo, de integrá-lo ao nosso portfólio." O momento é particularmente difícil, já que a Audi acaba de anunciar que vai demitir 7.500 pessoas até o final da década, mas Döllner disse que os carros esportivos fazem parte de sua visão mais ampla para o futuro da Audi.
Ele também falou sobre o novo chefe de design da marca, Massimo Frascella, que foi extremamente influenciado pelo TT original, aparentemente tirando um dia de folga do trabalho quando o primeiro modelo chegou à sua concessionária local. Ele passou um dia inteiro olhando o carro. "O aspecto absolutamente fantástico é que parece que ele, de alguma forma, teve a Audi em sua mente durante toda a sua carreira. Agora é a hora de tirar a Audi da mente de Massimo Frascella", disse Döllner.
Mas, de acordo com o CEO, nenhum carro esportivo da Audi será lançado antes que a marca estabeleça uma base mais sólida com sua linha principal. Como o restante do Grupo VW, a Audi sofreu com a demanda de veículos elétricos mais lenta do que o esperado e com os problemas de desenvolvimento de software da VW. No entanto, ela tem uma linha altamente renovada, com o novo A5 substituindo o A4, A6s a gasolina e elétricos, um novo Q5 e o Q6 E-Tron elétrico.
A Audi foi definida por seus carros esportivos inovadores. O cupê Quattro original colocou a marca no mapa como líder em tecnologia, o TT mostrou ao mundo que ela era uma força de design e o R8 demonstrou que ela pertencia ao grupo dos grandes carros esportivos. A Audi precisa de grandes vendedores de volume, é claro, mas, sem dúvida, também precisa mostrar ao mundo por que a marca é importante.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial