A Audi apresentou uma nova versão de entrada para o Q4 E-Tron. Baseado na plataforma MEB, a nova configuração do SUV elétrico é chamada de Q4 E-Tron 40 e tem como principal diferencial uma capacidade útil de bateria de 59 kWh, o que em teoria o deixa mais barato.
Baseado na mesma arquitetura MEB utilizada pelo Volkswagen ID.4 e Skoda Enyaq, o novo Audi Q4 E-Tron 40 conta com uma bateria de 63 kWh (59 kWh utilizáveis), permitindo uma autonomia de até 423 quilômetros no ciclo WLTP para a versão Sportback. Já na carroceria SUV convencional, a autonomia oficial é de 412 km com carga completa.
Na Europa, é a nova opção abaixo do Q4 E-Tron 45, que tem preço mais elevado por conta da sua bateria maior de 82 kWh. Com preço inicial de € 46.150 (R$ 250.800), a nova versão de entrada do Q4 E-Tron é equipada com um único motor elétrico montado no eixo traseiro, entregando 201 cv (150 kW). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,1 segundos, com velocidade máxima limitada a 160 km/h.
A capacidade máxima de reboque é de 1.000 kg em inclinações de 12% e 1.200 kg em inclinações de 8%.
O Q4 E-Tron 40 suporta uma potência máxima de carregamento de 165 kW, permitindo uma recarga de 10% a 80% em apenas 24 minutos em carregadores rápidos DC compatíveis. Além disso, até 155 km de autonomia podem ser recuperados em apenas 10 minutos.
Um dos pontos negativos dos antigos elétricos baseados na plataforma MEB era a falta de pré-condicionamento da bateria. A Audi ouviu os consumidores e adicionou uma opção manual de pré-condicionamento, que pode ser ativada pelo sistema multimídia do carro. O display exibe a quantidade adicional de potência de carga disponível graças ao aquecimento prévio da bateria. Essa nova funcionalidade complementa o sistema automático de condicionamento da bateria, que é ativado quando o planejador de rotas embutido no carro está em uso.

Audi Q4 e-tron
A versão de entrada do Q4 E-Tron vem equipada de fábrica com o sistema MMI Navigation Plus, além de um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas. Entre os equipamentos de série, há ainda tampa do porta-malas elétrica, bancos dianteiros aquecidos e um plano de dados de um ano com 25 GB, permitindo acesso à loja de aplicativos do carro e streaming de música e podcasts sem necessidade de um smartphone.
Outro destaque tecnológico é a presença da inteligência artificial: o Q4 E-Tron agora traz ChatGPT integrado ao sistema multimídia, permitindo que motoristas e passageiros façam perguntas e recebam respostas diretamente do assistente de IA.
Disponível na Europa, o Q4 não está nos planos da marca para o Brasil. Por aqui, o irmão maior Q6 E-Tron ficará com a missão de ser a opção elétrica mais acessível da marca.