Análise: a VW deveria fazer um Fusca elétrico?

há 1 semana 3

Na Alemanha, no Brasil e em diversos países do mundo, o Fusca continua sendo o carro clássico mais popular. Filmes Se Meu Fusca Falasse, são cultuados há muito tempo e dificilmente outro carro representa a VW tanto quanto o Fusca. Uma força que a marca poderia usar a seu favor até hoje. Mas por que não ousar e usar esse nome para a linha de elétricos ID?

Já tínhamos um carro da linha ID com o nome Beetle (besouro em inglês). Naquela época, o promissor VW ID.3 chegou ao mercado. Não era um carro elétrico ruim, mas carece de qualquer componente emocional, tanto por dentro quanto por fora. A ID. Buzz, Kombi elétrica, por sua vez, tinha um certo design retrô. Mas, mesmo com os carros elétricos na boca do povo, os números de vendas poderiam ser melhores.

O que nos leva ao primeiro ponto contra um Fusca elétrico do ponto de vista da VW. O New Beetle de 1997 e seu sucessor, o Beetle, já haviam sido notados em Wolfsburg (ALE): muitas pessoas gostaram dele, mas poucas compraram o caro Neo-Fusca. Além disso, o New Beetle, em particular, era visualmente diluído e muito grande devido à sua plataforma do Golf IV. Especialmente se você observar o estudo original do Concept 1 de 1994. Comprimento: 3,82 metros ...

Renault 5 E-Tech elétrico (2024) no teste

Foto de: Renault

Renault 5 E-Tech Elétrico (2024)

Fiat 500 Electric Convertible (2022) em modo de teste

Fiat 500 Electric Convertible (2022)

No entanto, desde 2020, o Fiat 500 elétrico e o Renault 5 Electric mostraram que os carros elétricos retrô certamente podem funcionar. Em breve, a Renault apresentará um R4 e um novo Twingo. Ambos no estilo das versões originais, mas modernizados com sucesso como o R5. Esse poderia ser um modelo para a VW. A propósito: já existem conversões elétricas do clássico Beetle, feitas por empresas independentes.

Vamos passar para o segundo ponto: na China, que ainda é um mercado importante, o significado histórico do Fusca não está tão firmemente estabelecido como na Europa, no Brasil ou nos EUA. Para muitas pessoas na China, a VW começa com o Santana. A propósito, o Ora Ballet Cat é uma espécie de clone retrô do Fusca com quatro portas, mas seus números de vendas não são tão grandes para o padrão chinês. 

VW Concept 1 (1994)

Foto a: Volkswagen

VW Concept 1 (1994)

E, finalmente, o terceiro ponto, provavelmente decisivo, contra uma ID.Fusca: a VW precisa cortar custos e se tornar muito mais enxuta. Um modelo de nicho dificilmente se encaixa no conceito. Especialmente porque o Arteon Shooting Brake já foi retirado do programa, com o T-Roc Cabrio programado para sair de linha em 2027. Em princípio, as bases técnicas para um ID.Fusca estariam disponíveis: Com 4,05 metros, o futuro ID.2 é apenas ligeiramente mais curto que o Fusca original, mas tem 18 centímetros a mais de distância entre eixos.

No entanto, a Cupra e a Skoda já estão a bordo com o ID.2 e sua produção na Espanha, a fim de reduzir os custos. O mesmo não acontece com o ID.1, ainda menor, que foi anunciado para 2027 na forma do estudo ID. Every1 anunciado para 2027. A produção em Portugal tem o objetivo de manter o preço de entrada em 20.000 euros. Ele tem 3,88 metros de comprimento, e é muito comparável com o Concept 1 de 1994. Então por que não acrescentar uma versão adicional do ID.1 batizada de ID.Fusca para efeitos de escala, que certamente poderia ser vendida por um preço mais alto? Bem, uma carroceria separada custa dinheiro. Mas ainda é possível sonhar.  

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo