Nos últimos meses, muito se falou sobre as dificuldades financeiras da Nissan e uma possível fusão com outra gigante do setor. A Honda foi a principal cotada, e as marcas chegaram a assinar um acordo de cooperação em dezembro. No entanto, as diferenças entre elas eram grandes demais e a Nissan rejeitou a ideia de se tornar apenas uma subsidiária da Honda.
Quem ficou esquecido nessa possível aliança foi a Mitsubishi, que em nenhum momento parecia ser considerada no acordo. Assim como a Nissan, a marca também enfrenta dificuldades financeiras e depende fortemente de modelos de suas parceiras para sobreviver. Um exemplo disso são os novos Colt e ASX, que nada mais são do que versões da japonesa na Europa para os atuais Renault Clio e Captur

Mitsubishi Colt

Mitsubishi ASX
O mesmo deve acontecer com seu futuro SUV médio, que trará de volta um dos nomes mais conhecidos da Mitsubishi nos anos 2000: Grandis.
Vendido entre 2003 e 2011, o modelo original era uma minivan de 4,76 metros de comprimento com até sete assentos, conhecida por sua versatilidade.
Segundo a Mitsubishi, a nova geração do Grandis foi desenvolvida para o segmento de SUVs médios (C-SUV) na Europa, mirando famílias ativas e jovens que buscam espaço, versatilidade e tecnologia avançada. O modelo contará com um sistema Google integrado e um conjunto mecânico eficiente.
O nome Grandis vem do latim e significa “grande” e “impressionante”, destacando o interior espaçoso e o design robusto. O SUV trará uma nova interpretação da dianteira "Dynamic Shield", identidade visual da marca, além da assinatura "Hexaguard Horizon" na traseira.

Foto de: Mitsubishi
Teaser do Mitsubishi Grandis (2025)
No teaser revelado pela Mitsubishi, poucos detalhes podem ser vistos, mas tudo indica que ele será um derivado do Renault Symbioz, seguindo a estratégia já adotada com Clio/Colt e ASX/Captur. Isso se confirma na declaração oficial da marca: “O novo Mitsubishi Grandis foi desenvolvido para a Europa e estará disponível com motores híbridos leves (MHEV) e híbridos completos (HEV).”
A estreia mundial do novo Mitsubishi Grandis está prevista para julho de 2025, com lançamento no mercado europeu programado para o final do outono.