Em março de 2023, a Audi anunciou planos para um novo esquema de nomenclatura para diferenciar melhor os carros a combustão dos seus veículos elétricos. Os EVs usariam números pares, enquanto os modelos convencionais deveriam usar números ímpares. Tudo parecia estar indo muito bem, com o A4 passando a ser A5 e tudo estava certo para o A7 substituir o A6. Agora, a marca de luxo alemã está voltando à antiga estratégia de nomenclatura de veículos.
Daqui para frente, os números voltarão a se referir estritamente ao tamanho do veículo, e não a sua motorização. Para distinguir os carros com motor a combustão dos modelos totalmente elétricos, um dos seguintes sufixos será incluído: TFSI para gasolina, TFSIe para híbridos plug-in, TDI para diesel e e-Tron para elétricos puros. Para uma melhor diferenciação, a Audi manterá os sufixos que indicam o tipo de estilo de carroceria: Sedan, Avant ou Sportback.
Foto de: Audi
Audi A4 de nova geração virou A5 na já obsoleta estratégia de nomes da marca alemã
Todos concordamos que a Audi não deveria ter mudado sua estratégia de nomenclatura para começo de conversa. Ela também não deveria ter implementado esse confuso esquema de nomenclatura baseado na potência de suas motorizações. Como as pessoas podem identificar imediatamente um "55 TFSI" ou um "40 TDI"? Felizmente, aquele estranho esquema de nomes com dois dígitos também desapareceu. A Cadillac teve uma ideia semelhante, mas usou números de torque para distinguir os modelos. Apesar de ser uma marca americana, ela decidiu usar Newton metros em vez de libras-pés.
Renderização da próxima geração do Audi A6 Avant por Motor1
A próxima geração do A6 será o primeiro modelo a usar o novo/antigo esquema de nomenclatura da Audi. Ele deveria ter sido rebatizado como A7, mas não irá mais. O modelo renovado com motores a combustão será lançado em 4 de março e ficará ao lado do A6 E-Tron puramente elétrico . Uma nova RS6 Avant está sendo desenvolvida, mas há relatos preocupantes de que ela abandonará o V8 em favor de um V-6 híbrido plug-in .
A Audi continuará a usar "A" para carros e "Q" para SUVs. Entretanto, os menores modelos de cada categoria serão removidos da linha, já que o A1 e o Q2 serão descontinuados ao final de seus ciclos de vida. A estratégia se aplicará apenas aos modelos que serão lançados no futuro, o que significa que os veículos existentes não serão renomeados. Portanto, o novo A5 não voltará a ter o nome A4.
Foto de: Audi
Audi A6 Sportback e-tron 2024
A Audi pretendia se tornar puramente elétrica até 2033, mas foi mais uma das que botou o pé no freio depois de perceber que as pessoas não estão dispostas a desistir dos carros com motores a combustão tão cedo.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
Fonte: Audi