As montadoras chinesas querem produzir na Europa, tanto para evitar tarifas quanto para encurtar a cadeia de valor, tornando-se mais competitivas em todos os aspectos. Por isso, Xpeng e GAC Motor estão negociando com a Magna Steyr para transferir parte da produção para a Áustria.
A empresa de Graz, subsidiária da gigante Magna International, estaria perto de assinar o contrato. A fabricação de veículos elétricos para as duas montadoras chinesas se somaria à produção do Mercedes-Benz Classe G e permitiria à empresa austríaca preencher as lacunas deixadas pelo fim da fabricação do Jaguar I-Pace e do Fisker Ocean. A Magna também produzirá veículos para a Ineos, mas apenas a partir de 2026.

Segundo a agência de notícias austríaca Kleine Zeitung, a Magna Steyr pode fechar o acordo em junho e iniciar a produção até o final do ano. Inicialmente, o papel da empresa seria montar componentes pré-montados enviados da China, criando um processo híbrido entre fábricas chinesas e a unidade localizada na Estíria, Áustria.
Isso pode não significar a retomada da produção em plena capacidade na Áustria, mas ainda assim representaria uma oportunidade de recuperação para a Magna.

Independentemente do acordo com a Magna Steyr, Xpeng e GAC têm estratégias bem definidas para o futuro. A Xpeng pretende acelerar sua expansão na Europa não apenas com veículos elétricos já vendidos em alguns mercados, mas também com modelos híbridos plug-in, aumentando assim o volume de vendas.
Já a GAC, com sua marca emergente Aion, teve um 2024 de forte crescimento na China e agora se prepara para conquistar também os mercados ocidentais.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial