
Mais cedo, naquele dia, eu e o Hector ganhamos um sorteio que nos permitiu acompanhar, de dentro, essa experiência. A seguir, eu conto como foi. Antes, vale uma pequena análise sobre o Tera na linha Volkswagen.
Detalhes sobre o Tera
O Tera tem tudo para ser o lançamento mais importante da marca nesta década, superando Nivus e Taos em importância. Hatch altinho, é aquilo que parte do público vê como crossover, mas que as montadoras têm chamado de SUV - inclusive, a VW.
Abaixo do Nivus e acima do Polo, o Tera é, a princípio, um rival de Pulse e Kardian. O problema é que esses modelos, conhecidos como SUVs subcompactos, tendem a vender menos que os compactos.

Por isso, a relevância do Tera no mercado vai depender do posicionamento de preço. E, como a VW já tinha um SUV subcompacto para chamar de seu (o Nivus, que vende menos que o T-Cross), a tendência é o novo produto substituir, aos poucos, todas as versões do Polo que não sejam a de entrada, Track.
Na prática, vai funcionar como um hatch bem equipado na linha VW. E isso comprova algo que eu venho falando desde 2023 aqui na coluna. A tendência é de que modelos como Polo, Onix e HB20 cada vez mais percam espaço para crossovers (ou hatches altinhos) na gama das montadoras no Brasil.
O Tera deve chegar entre o fim de abril e o início de maio. A VW ainda não divulgou muitos detalhes sobre o carro, mas é fato que ele terá motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio automático de seis marchas. É esperada ainda uma versão 1.0 aspirada, com transmissão manual.
No primeiro contato com o Tera, duas coisas chamaram muito a atenção. A primeira é o excelente porta-malas. Embora a VW ainda não tenha divulgado ainda a capacidade, ele supera com boa margem os de Pulse e Kardian. O outro ponto importante é o acabamento da versão de topo, High com pacote Outfit. Este é melhor que o de Nivus e Pulse.
Tera no maior show da Terra
De volta ao carnaval, eu e Hector, acompanhados pelo diretor de comunicação da VW, Claudio Rawicz, e pela supervisora técnica de comunicação de produto, Karina Craveiro, nos reunimos ao Tera na concentração da Sapucaí. Ali já dava para sentir a energia do público nas arquibancadas, frisas e camarotes.
Os três exemplares do Tera foram posicionados. No centro, um vermelho, que receberia Sabrina Sato. Rawicz, que me acompanhou no carro durante o desfile, pediu para eu escolher qual queria. Optei pela unidade cinza. A outra, uma azul escura, ficou com o Hector, que foi acompanhado pela Karina.

A Sabrina chegou com uma fantasia em tons de azul - até no cabelo -, tirou algumas fotos e logo o desfile começou. O carro vermelho ficava no centro. O cinza e o azul iam se alternando, em zigue-zague. Tudo era orientado por meio de uma ligação em grupo entre motoristas e organização (com smartphone conectado via Android Auto sem fio).
Sabe aquela quarta-feira de cinzas de apuração do concurso de Escolas de Samba, em que o narrador fala coisas como "Harmonia - Nota 10"? Pois enquanto o Tera desfilava pela Sapucaí, o narrador atribuía ao carro "nota 10" em aspectos como design e beleza.

Ao fundo, uma das músicas que mais se identificam com o conceito de Brasil: o choro "Brasileirinho", composto em 1947 pelo mestre do cavaquinho Waldir Azevedo. Isso porque o Tera é um produto que foi totalmente desenvolvido no Brasil, e será vendido em diversos outros mercados - inclusive, fora da América do Sul.
De dentro do carro, dava para ouvir o público das arquibancadas saudar o novo carro da Volkswagen, uma das marcas que mais se conectam à história do automóvel no Brasil. Afinal, estamos falando aqui da fabricante de duas lendas: Fusca e Gol.

Pouco após a metade do caminho, a Sabrina desceu de seu Tera vermelho para saudar o público. Eu e o Hector ficamos dentro de nossos carros, apenas observando aquele momento. Foi legal fazer parte dessa história e, principalmente, sentir a energia do público na perspectiva de quem está na passarela. Um momento único.
Marketing em grandes eventos
Em 2024, a Volkswagen não teve nenhum lançamento importante no Brasil. Ainda assim, entre as grandes montadoras, foi a que mais cresceu em vendas. São diversos os fatores que levaram a isso. Entre eles, o fato de estar sempre em evidência em grandes eventos, como o Circuito Sertanejo (que inclui a Festa do Peão de Barretos) e o Rock in Rio.
A boa estratégia de marketing, inclusive, garantiu ao CEO da VW, Ciro Possobom, o título de melhor executivo de 2024 nas principais premiações automotivas do Brasil - inclusive a promovida por UOL Carros.
Para 2025, mesmo tendo lançamentos muito mais relevantes que no ano passado, a estratégia de grandes eventos continua. O carnaval foi a primeira delas. Também está garantido o patrocínio do The Town, a versão paulistana do Rock in Rio. O evento ocorre em setembro e terá diversas ativações da VW.
Na lista de lançamentos, além do Tera estão confirmados o Nivus GTS, o novo Jetta GLI e o Golf GTI. Também é esperado o renovado Taos, que pode ser o primeiro modelo a ter o sistema híbrido flex nacional da Volkswagen.
Opinião
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.