Muitas montadoras já estão revisando seus planos de focar apenas em veículos elétricos (VE). A mais recente a aderir ao movimento foi a Volvo, controlada pela chinesa Geely, que tinha anunciado em 2021 que iria banir os motores a combustão de toda a sua linha até 2030.
O então diretor técnico da Volvo, Henrick Green, falou na ocasião: “Não há futuro de longo prazo para carros com motor de combustão interna”. Até 2025, a Volvo disse que almejava que 50% das vendas globais de carros fossem carros elétricos, com o restante sendo híbrido. Até 2030, todos os carros Volvo vendidos devem ser totalmente elétricos.
VEJA TAMBÉM:
- Volvo EX30: elétrico premium chega com preço de SUV médio
- Montadoras desaceleram planos para carros elétricos
- Estudo indica que 85% das montadoras da China vão falir até 2030
Agora, o CEO da marca, Jim Rowen, declarou que pode “levar tempo para unir diferentes partes do mundo para a eletrificação completa”. O executivo ainda disse que os veículos híbridos poderiam “formar uma ponte sólida” à medida que os mercados adotam EVs em taxas diferentes. “Nossos híbridos plug-in e híbridos leves continuam muito fortes e populares com nossos clientes, e continuaremos a investir nessa linha”, explicou Rowan.
Os comentários foram feitos depois que as vendas de veículos elétricos da Volvo caíram 74% nos EUA no primeiro semestre de 2024. Apesar disso, as vendas de veículos elétricos permaneceram fortes na Europa (+80%) e em outros mercados (+49%) fora dos EUA, Europa e China.
Pressão nos EUA
Segundo informações da Automotive News, alguns revendedores Volvo dos EUA esperam vender híbridos movidos a gasolina bem depois de 2030. O porta-voz da Volvo, Russel Datz, disse: “Embora acreditemos firmemente que a eletrificação é o futuro, essa transição não será um desenvolvimento linear”. Ele acrescentou: “Continuaremos a investir em toda a amplitude de nossa gama de produtos”.
Hoje, a Volvo tem em sua linha global como modelos totalmente elétricos, os SUVs EX30, XC40, C40 e EX90. No Brasil, a marca trabalha com estes veículos e com os híbridos plug-in XC90 e XC60.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: