A Volkswagen mal apresentou o conceito ID.Every1 e já levanta a possibilidade de uma versão esportiva. Quem falou sobre essa novidade foi Kai Grunitz, chefe de desenvolvimento tecnológico da marca, que afirmou que a criação desse modelo não seria um desafio.
Em entrevista à revista britânica Autocar, Grunitz explicou: "O ID.Every1 usa a plataforma MEB, ainda que modificada, o que nos dá uma certa liberdade no trem de força". Mas há um porém.

Foto de: Roland Hildebrandt
O Volkswagen ID.1, que deriva do conceito ID.Every1 recém-apresentado, só chegará ao mercado em 2027. Como já foi anunciado várias vezes, o modelo será um elétrico acessível, com preço inicial de 20.000 euros (R$ 125.000), voltado para um público amplo.
A decisão de lançar uma variante de alto desempenho – um possível ID.1 GTI – dependerá do interesse dos consumidores. "A versão esportiva", explicou Grunitz, "depende de vários fatores, incluindo a demanda dos clientes".
Ainda assim, a ideia faz sentido. A Volkswagen já confirmou uma versão GTI do ID.2, um modelo elétrico um pouco maior, baseado na mesma plataforma MEB Entry. Ambos fazem parte da linha Electric Urban Car Family, que também contará com um terceiro modelo, um SUV compacto.
O ID.1 será o menor elétrico da Volkswagen, com 3,88 metros de comprimento e uma autonomia estimada de pelo menos 250 km. O CEO da marca, Thomas Schäfer, descreveu o modelo como "a peça final do quebra-cabeça" na transição elétrica da montadora.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
Qual é a autonomia real de um carro elétrico? Como se comportam as diferentes tecnologias disponíveis no mercado? Vale a pena comprar um carro elétrico pra uso diário, sem perrengues? Na edição brasileira do 100% a 5%, trouxemos as mais variadas tecnologias de baterias, motores elétricos, pesos e capacidades de várias marcas para você descobrir qual pode ser a tecnologia ideal para você. Veja o resultado!