Veja quais carros a chinesa GAC deve trazer ao Brasil

há 2 semanas 2

Embora o segmento de elétricos chineses no Brasil geralmente foque nas marcas BYD e GWM, uma nova fabricante quer explorar o mercado de carros elétricos acessíveis. Trata-se da GAC, a quinta maior montadora da China, que opera com duas sub-marcas: Trumpchi, voltada para carros a combustão e híbridos, e Aion, sua divisão de veículos elétricos.

E deverá ser justamente com modelos da linha Aion que a GAC deverá começar sua história no Brasil. O primeiro anúncio oficial da chegada da marca veio ainda em setembro do ano passado, quando a marca formalizou suas intenções junto a um investimento de cerca de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5.7 bi) a serem colocados no país nos próximos 5 anos. 

GAC Aion Y fabrica

Foto de: GAC

O objetivo é estabelecer cadeia de fornecedores, armazéns para peças de reposição e até mesmo dar seguimento aos planos de estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento por aqui.

Na ocasião, a empresa disse ter a meta de ser "a primeira fabricante chinesa a ter uma linha de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento completos no Brasil, produzindo carros a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in".

GAC Hyptec HT

Foto de: GAC

SUV, sedã e ''Model Y''

Ainda que a GAC não tenha anunciado oficialmente quais carros deverá trazer ao país, já podemos ter uma ideia do que esperar com graças a mais recente tabela de classificação de consumo do Inmetro, que revelou a homologação de três modelos da linha Airon.

GAC Aion Y Plus

Foto de: GAC

GAC Aion Y 

O primeiro deles deverá ser um SUV com ares de minivan chamado de Aion Y Plus. Com 4.535 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e 1.650 mm de altura, o modelo oferece um entre-eixos de 2.750 mm, em configuração para até cinco ocupantes.

Apesar de aparentar ser pequeno pelas fotos, conta com dimensões próximas as de um Jeep Compass ou BYD Song Plus. Na motorização, rende 136 cv de potência e 22,9 kgfm de torque, enquanto a autonomia declarada é de 318 km.

GAC Aion ES (Uruguai)

Foto de: Jason Vogel

GAC Aion ES 

Depois dele, quem aparece na tabela é o sedã ES. É um sedã médio com 4,81 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos e, por aqui, deve ter missão de concorrer com Toyota Corolla, Honda Civic e BYD King. 

São 134 cv, 22,9 kgfm e uma bateria de lítio-ferrofosfato de 53,7 kWh, que promete uma autonomia de 314 km nas duas versões testadas no PBEV.

GAC Hyptec HT

Foto de: GAC

GAC Hyptec HT

Mas o mais curioso deles deverá ser o Hyptec HT, que aparece em dois pacotes e traz a mesma solução de design e carroceria do Tesla Model Y, com design acupêzado e portas traseiras do tipo asa-de-gaivota.

Pelo menos em sua terra natal, conta com duas opções de motorização: uma de 245 cv e outra de 340 cv, tendo baterias que vão de 70 kWh a 99,5 kWh. Segundo o inmetro, o SUV terá autonomia de 362 km.

A ideia é vender no Brasil não apenas modelos elétricos e híbridos, mas também a combustão. Dentro desse leque, há uma ampla variedade de opções. Nos mercados internacionais, a GAC oferece SUVs como GS3, GS4 e GS8, além da minivan M6 Pro. Já na linha Aion, os destaques são os elétricos Aion V e Aion Y Plus, este último com autonomia superior a 600 km.

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


Qual é a autonomia real de um carro elétrico? Como se comportam as diferentes tecnologias disponíveis no mercado? Vale a pena comprar um carro elétrico pra uso diário, sem perrengues? Na edição brasileira do 100% a 5%, trouxemos as mais variadas tecnologias de baterias, motores elétricos, pesos e capacidades de várias marcas para você descobrir qual pode ser a tecnologia ideal para você. Veja o resultado!

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo