As tarifas propostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para o setor automotivo podem não entrar em vigor no dia 2 de abril. Um novo relatório sugere que o governo estadunidense pode adotar uma abordagem mais seletiva para implementar a visão econômica de Trump, focando em tarifas recíprocas direcionadas a determinados países, em vez de aplicar tarifas amplas a setores industriais inteiros.
Trump propôs pela primeira vez uma tarifa de 25% sobre a importação de automóveis do Canadá e do México poucas horas após sua posse. A medida foi adiada no início de fevereiro por 30 dias. Embora a tarifa tenha entrado tecnicamente em vigor em 4 de março, ela foi novamente suspensa no dia seguinte, com o novo prazo estabelecido para 2 de abril — data em que também seria aplicada uma tarifa de 25% sobre todas as importações de automóveis.

Foto de: Motor1.com
Ram 1500 Laramie Hurricane-6 2025
No entanto, segundo o The Wall Street Journal, o governo pode acabar não indo em frente com sua ameaça de supertaxações a partir de 2 de abril, como havia sido planejado. O futuro das tarifas sobre os veículos importados do Canadá e do México permanece incerto: elas podem ser adiadas, suavizadas ou até abandonadas, em troca da adoção de tarifas recíprocas que ainda poderiam afetar alguns produtos desses parceiros comerciais estratégicos.
A possibilidade de novas tarifas tem gerado incerteza no setor automotivo. Fabricantes de veículos estão considerando diferentes estratégias para mitigar os impactos de um eventual imposto que pode elevar preços e afetar empregos.
Taxas podem elevar preços em até 25% nos EUA
A indústria automotiva pode ser a mais afetada por essa medida. Como apontado pelo Detroit Free Press há algumas semanas, os planos de lançamento de novos produtos no setor geralmente seguem um ciclo de cinco anos. Isso torna praticamente impossível para montadoras e fornecedores se adaptarem rapidamente a mudanças significativas.
No curto prazo, isso significa que tudo relacionado a automóveis provavelmente ficará mais caro por lá. Isso inclui os preços de veículos novos - que podem subir em até 25% -, peças para veículos usados e até mesmo o seguro automotivo, já que os custos de reparação aumentarão. É provável que Trump anuncie tarifas recíprocas no dia 2 de abril, mas os últimos meses demonstraram que o governo pode mudar de rumo a qualquer momento — e, até lá, nada está garantido.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial