Enquanto na Europa a troca de baterias ainda é uma tecnologia pouco difundida, na China a NIO se consolidou como líder nesse segmento. A montadora acaba de atingir a impressionante marca de 70 milhões de trocas de bateria, tornando o processo de recarga mais rápido e eficiente para seus clientes.
A NIO atingiu essa marca apenas quatro meses após alcançar os 60 milhões de trocas de bateria. O que isso significa?
- 10 milhões de trocas em 4 meses
- 2,5 milhões por mês
- 625 mil por semana
- 88 mil por dia
- 3.700 por hora
- 62 por minuto
- 1,02 por segundo

Levou 29 meses para a NIO alcançar seu primeiro milhão de trocas de bateria, e quatro anos para atingir 10 milhões.
A empresa de Xangai também revelou que, graças ao battery swap, já forneceu 3,7 bilhões de kWh de energia a seus clientes – o suficiente para atender 1,85 milhão de famílias por um ano.
Além disso, de acordo com os dados divulgados pela NIO, quase 60% da energia consumida por seus veículos elétricos veio do battery swap, reduzindo em 58,2 milhões de horas o tempo de espera em estações de carregamento. Isso equivale a uma média de 124 horas economizadas por usuário.

Foto de: CATL
Atualmente, a NIO possui 3.239 estações de troca de bateria ativas na China, sendo 976 localizadas em rodovias. Tudo começou em 20 de maio de 2018, data em que a primeira estação entrou em operação. Desde então, a rede cresceu de forma consistente e agora está se expandindo para a Europa – embora em um ritmo mais lento.
Agora, a NIO fechou uma parceria com a CATL para aprimorar ainda mais a tecnologia de troca de baterias. Esse acordo pode levar à criação de um novo padrão para o setor, que poderá ser adotado por outras montadoras no futuro.