O Santander, um dos maiores financiadores de veículos no Brasil, assumiu um novo compromisso com a sustentabilidade ao premiar 12 projetos inovadores de concessionárias e lojas de veículos multimarcas. A iniciativa, que recebeu mais de 170 inscrições, reconhece o esforço de empresas do setor automotivo em promover práticas ESG (Environmental, Social and Governance).
A premiação do Santander destaca a crescente importância das práticas ESG no setor automotivo. Ao incentivar projetos que abordam desde a inclusão social até a eficiência energética, o banco demonstra seu papel como agente de transformação e impulsionador de um futuro mais sustentável para a mobilidade.
Santander
Os projetos vencedores evidenciam a diversidade de iniciativas que podem ser implementadas no setor automotivo, como:
- Inclusão social: programas de capacitação e apoio a comunidades carentes, como a escola de futebol para crianças em situação de vulnerabilidade promovida pela Roni Motors.
- Diversidade e equidade: ações para promover a igualdade de gênero e a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, como o projeto da rede Uvel.
- Economia circular: iniciativas de reciclagem e reutilização de materiais, como o projeto "Repense" da McLarty Maia, que transforma uniformes em cobertores.
- Eficiência energética e construção sustentável: adoção de tecnologias e práticas que reduzem o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa, como o projeto da Auto Nível Multimarcas.
A premiação é mais uma ação do banco para fortalecer sua posição como parceiro estratégico das empresas do setor automotivo que buscam um futuro mais sustentável. Além disso, mostra que o setor automotivo pode se engajar em construir um futuro mais sustentável. As iniciativas premiadas demonstram que é possível conciliar crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental.
Ademais, o banco tem participado do crescimento das vendas no segmento de carros elétricos e híbridos por meio de parcerias com montadoras como BYD e Volvo, ampliando sua carteira de financiamentos com clientes finais que estão fazendo a transição para veículos mais limpos, incuindo muitos motoristas de aplicativos.