RS: Honda lança Civic hatch esportivo e manual bem mais em conta

há 4 meses 100

No Brasil, quem quiser comprar um Honda Civic de fato esportivo, tem como opção apenas o Type R. É o único Civic vendido aqui com câmbio manual e carroceria hatch, mas custa R$ 429.900. A outra opção é o Civic e:HEV, híbrido de R$ 265.900. De qualquer forma, o Civic não é mais o carro relativamente acessível e divertido do passado.

Mesmo nos EUA, o Civic 2025 perdeu seu motor 1.5 turbo em todos os modelos, com exceção do Si, exclusivo para sedã por lá. Mas a linha é significativamente diferente no Japão, onde o trem de força ainda está disponível com a carroceria hatchback. Melhor ainda, agora há uma versão mais divertida e com atualizações mecânicas para aquele mercado: o Civic RS. Seu propulsor pode entregar até 204 cv de potência.

Além do terceiro pedal, o Civic RS recebe uma função eleva as rotações nas reduções de marcha, uma espécie de punta-taco digital, e um volante de motor mais leve para ganhar rotação mais livremente. A Honda destaca a melhora significativa da resposta do motor para uma direção mais envolvente. Em outras partes, o Civic RS tem freios dianteiros maiores e uma barra estabilizadora mais rígida para um manuseio mais focado. O hatch ficou 50 mm mais baixo com as mudanças.

A Honda optou por novos amortecedores e buchas para o Civic RS 2025 vendido exclusivamente no Japão. As rodas pretas de 18 polegadas, o emblema RS vermelho e um para-choque dianteiro atualizado completam as mudanças na parte externa. Os detalhes cromados desapareceram para dar lugar a um acabamento preto. No interior, há costuras vermelhas e uma manopla de câmbio de alumínio revestida de couro. O modelo ainda conta com os modos de direção Sport e Individual.

O Civic RS não é apenas um Si hatch, mas a combinação de um câmbio manual com um generoso conjunto de atualizações mecânicas é de dar inveja. A novidade foi revelada no Japão e deve chegar às lojas no último trimestre do ano. Não há preços oficializados, mas, mesmo com as conversões de moedas, é difícil imaginar que ele fique mais caro que o Civic Type R.

Leia o artigo completo