Robôs humanóides estão quase prontos para montar carros da Mercedes-Benz

há 1 semana 3

Até 2030 veremos mudanças significativas. A inteligência artificial, já integrada em nossas vidas pessoais e profissionais, dará um salto ainda maior, expandindo-se de forma extraordinária. Há um ano, falamos sobre robôs humanoides desenvolvidos com o investimento de fabricantes de automóveis e, há alguns dias, a Mercedes-Benz atualizou a imprensa sobre o Apollo.

O robô humanoide com a estrela de três pontas no peito entrará oficialmente em serviço nas fábricas de automóveis da fabricante alemã nos próximos cinco anos. Por volta de 2030, "veremos pelo menos alguns robôs humanoides operando na fábrica", disse o chefe de produção, Jörg Burzer, durante a apresentação na fábrica em Berlim, Alemanha.

O que o Apollo fará

Durante uma apresentação, o robô Apollo cumprimentou os jornalistas acenando com as mãos e, em seguida, executou algumas tarefas bastante simples para demonstrar suas capacidades. Sentado em uma bancada de trabalho, ele encaixou uma peça e, em seguida, levantou o polegar para mostrar que havia concluído a tarefa necessária.

Cada Apollo é treinado por um humano, que o orienta remotamente na execução da tarefa. A inteligência artificial aprende o processo e se torna cada vez mais proficiente em executá-lo, pois o objetivo é realizá-lo de forma autônoma.

Apollo, o robô humanoide da Mercedes

Foto de: Mercedes-Benz

Apollo, o robô humanoide da Mercedes, cumprimenta os jornalistas

Os executivos da Mercedes explicaram que esses robôs serão usados para realizar os trabalhos mais pesados e perigosos no lugar dos humanos. "A inteligência artificial assume as tarefas que normalmente menos gostamos, deixando-nos tempo para nos concentrarmos em inovação, criatividade e atividades que agregam valor", disse Katrin Lehmann, diretora de informações da Mercedes.

"Uma coisa é certa", disse Burzer, "eles não tomam café. Portanto, fazem menos pausas e podem trabalhar o tempo todo, mesmo à noite, sem nunca ficarem doentes".

Apollo, o robô humanoide da Mercedes

Foto de: Mercedes-Benz

Apollo, o robô humanoide da Mercedes na fábrica

Apollo, o robô humanoide da Mercedes

Foto de: Mercedes-Benz

Apollo, o robô humanoide da Mercedes, em ação

Há muitos outros

O Apollo é apenas um dos robôs humanoides produzidos graças ao investimento de uma empresa automobilística. Optimus é o robô da Tesla, Figure 01 da BMW, Phoenix é empregado nas fábricas da Magna. Na China, a Omoda & Jaecoo (parte do grupo chinês Chery) desenvolveu o robô humanoide Mornine e o cão robótico Argos, agora em sua segunda geração.

<p>O cão Argos</p>

Foto de: Omoda & Jaecoo

O cão Argos

BYD, Geely, Nio e Volvo estão usando o robô humanoide Walker S1. A Xpeng Motors apresentou o robô humanoide Iron, que já está operando em sua fábrica em Guangzhou, na China, para auxiliar nas operações de produção. Em suma, o futuro já está aqui.

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo