Ram Rampage é 'medalha de ouro' em altitude, na Argentina

há 4 meses 38

Em junho de 2023 a Ram lançou sua primeira intermediária genuína, a Rampage, e para celebrar o primeiro aniversário da picape, 20 jornalistas brasileiros foram convidados a testá-la em uma expedição de 1.000 km pelo norte da Argentina. Durante o percurso que iniciou junto das Olimpíadas de Paris 2024, nós do AutoPapo conseguimos sentir realmente o modelo em estradas longas, curvas acentuadas, terrenos acidentados e em variadas altitudes, e no fim destas provas, “julgar” a “colocação” do modelo.

VEJA TAMBÉM:

Começamos nossa rota no sábado, dia 27 de julho, saindo do centro da cidade de Salta, em direção às Salinas Grandes. Ao longo dos 250 km de percurso até este salar, o primeiro teste foi no desempenho em rodovias de longas retas e pista única – que são predominantes nas proximidades da cidade. E foi nesta categoria que a Ram Rampage teve sua única perda de pontos, mas o que não prejudicou em praticamente nada na “conquista da medalha”. Devido seu turbo, que leva um certo tempinho para encher, o delay de aceleração é perceptível (nada muito maior que 1 segundo), mas depois disso a aceleração surpreende e permite qualquer ultrapassagem de forma muito segura. Para compensar, o sistema de freios se comportou muito bem, até nas horas mais necessárias.

  • A aceleração de 0 km/h a 100 km/h da Ram Rampage é de 6,9 segundos, um tempo considerável para uma caminhonete intermediária.
EXPEDICAO RAM SALTA 27 07 35

Chegando às montanhas de JuJuy que pudemos testar o que mais nos intrigava, a perda de potência em altitude e para a nossa felicidade nem mesmo os 4.170 metros do pico da Cuesta de Lipán conseguiu derrubar a picape. A Ram Rampage Rebel, de motor a gasolina hurricane 2.0 Turbo que estava conosco não apresentou nenhuma perda de potência perceptível. Optamos por ir trocando as marchas de forma manual na maioria do percurso de subida, mas mesmo nos trechos que usamos o automático todo o caminho foi tranquilo. Infelizmente os modelos a diesel não tiveram 100% de desempenho em altura, segundo alguns colegas jornalistas.

  • Este motor a gasolina garante 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Já a versão diesel atinge 170 cv e 38,8 kgfm.
EXPEDICAO RAM SALTA 27 07 146

No fora de estrada o comportamento da nossa Rebel também é digno de uma caminhonete premium. Mesmo com os terrenos irregulares, estradas empoeiradas e no chão de sal, a Ram Rampage se manteve muito estável, com uma transferência mínima de vibração das rodas para a cabine e uma excelente vedação nas portas – o que impede a entrada de água e poeira.

No caminho de volta o que ficou bem aparente em nosso modelo foi o consumo, que mesmo com várias curvas acentuadas, mas também com retas para compensar, fez pouco mais de 9 km/l.

  • De acordo com o Inmetro a Rampage faz 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
EXPEDICAO RAM SALTA 27 07 125

No domingo (28) nosso comboio composto por 12 Rampages e outros veículos de apoio seguiu para o lado oposto do deserto de sal, a cidade de Cafayate.

Neste percurso testamos a caminhonete em curvas mais abertas e em maiores velocidades e como em praticamente todas as avaliações, ela se saiu muito bem, estável e sem perdas traseiras.

Voltando para o aeroporto já era certeza de que o modelo levaria um ouro nestas provas de altitude e desempenho. Mesmo com a “perda de pontos” no delay da aceleração – coisa que acontece em vários modelos turbo – a caminhonete superou sem dificuldades todos os desafios e provando que a marca também sabe produzir pequenas.

EXPEDICAO RAM SALTA 27 07 49

Newsletter

Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Leia o artigo completo