No modelo comissionado de remuneração, que ainda é adotado por boa parte das assessorias, o pagamento do assessor de investimentos varia de acordo com comissões que ele recebe ao indicar determinado produto para o seu cliente.
Isso tende a gerar um certo conflito de interesses, uma vez que o cliente não tem clareza se aquele produto que lhe foi indicado realmente é o melhor para a sua carteira. Além disso, há uma falta de transparência sobre os valores que estão sendo pagos.
Já no modelo fee fixo, mais adotado internacionalmente, o assessor de investimentos recebe um pagamento fixo, sem a incidência de bônus ou comissões, o que garante mais transparência na relação com o cliente.
A modalidade amplamente difundida no exterior vem ganhando relevância no mercado nacional. Por aqui, a Status Invest Assessoria de Investimentos, por exemplo, é uma das principais assessorias a utilizar esse modelo.
“O fee fixo é o modelo com o qual a gente trabalha e no qual a gente acredita. Ele faz mais sentido tanto pro assessor quanto pro cliente, pois é um modelo vencedor no longo prazo. O modelo comissionado, aliás, já foi inclusive proibido em alguns países da Europa”, explica Mateus Apud.
Que tal aprender mais sobre os modelos de remuneração das assessorias de investimento? Clique aqui e baixe nosso e-book sobre Fee Fixo
“Quando o cliente paga um valor fixo, a relação se torna mais leve, transparente e alinhada. Afinal, a carteira dele é montada sob a ótica do que é melhor para aquele momento, e não sob a ótica do comissionamento”, complementa Tiago Reis.
Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.