Reunião acontece após uma paralisação de 24 horas realizada pelos trabalhadores no dia 26 de março, que foi classificada como uma ‘greve de advertência’
REUTERS/Paulo Whitaker/File Photo

Tanques de combustível com logo da Petrobras na refinaria de Paulínia
A Petrobras agendou um encontro com representantes dos petroleiros para esta quarta-feira (2) com o intuito de debater questões relacionadas ao teletrabalho e aos bônus. A informação foi divulgada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). Essa reunião acontece após uma paralisação de 24 horas realizada pelos trabalhadores no dia 26 de março, que foi classificada como uma “greve de advertência”. Os petroleiros manifestam descontentamento com a proposta de aumentar a carga horária presencial de dois para três dias para funções administrativas, além de se oporem a sugestões que visam reduzir a remuneração variável. A FUP também levanta outras demandas, como a necessidade de recomposição do efetivo, melhorias na segurança, a operação da fábrica de fertilizantes no Paraná (Fafen PR), o fim do equacionamento da Petros e a criação de um plano de cargos e salários mais justo.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A FUP acredita que a reunião é uma consequência direta da paralisação, que contou com ampla adesão em diversas regiões do Brasil. A entidade já enviou um ofício solicitando uma audiência com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para tratar das reivindicações apresentadas. Contudo, ainda não há confirmação sobre a participação dela no encontro. A diretora da FUP ressaltou que a greve de advertência teve como principal objetivo chamar a atenção da administração da Petrobras para a relevância das negociações coletivas. A expectativa é que a reunião traga avanços nas discussões e atenda às demandas dos trabalhadores, que buscam melhores condições de trabalho e remuneração.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Sarah Paula