Painel S.A.: Em negócio com BRB, BC prefere fatiamento da carteira de crédito do Master

há 21 horas 1

Dirigentes do Banco Central sinalizaram ao banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Master, e ao presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, que preferem a cisão da carteira de crédito do Master como forma de facilitar a compra de 49% da instituição pelo BRB (Banco Regional de Brasília).

No momento, uma diligência está em andamento no Master e a carteira de crédito, que hoje conta com R$ 40 bilhões em operações, é o principal alvo.

No acordo assinado, o BRB, controlado pelo governo do Distrito Federal, propôs a compra integral dessa carteira. No entanto, agora cogita adquirir somente um pedaço dela. A informação foi confirmada pelo presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

"É possível que isso seja feito como forma de facilitar o processo de aprovação da operação pelas autoridades", disse Costa ao Painel S.A.. "O Master, que está em um processo de reorganização societária, eventualmente, pode atrair um novo sócio ou destinar parte dessa carteira para o BI ou para o Voiter [outras instituições que fazem parte do grupo]."

Mais interessados

O banqueiro André Esteves, que também esteve no BC para falar de Master, já se mostrou interessado em adquirir precatórios –ativos do banco que não entraram na transação com o BRB.

Com uma eventual cisão da carteira de crédito, Esteves surge como potencial candidato.

Segundo Costa, nessa carteira não entram os CDBs do Master, que representam quase metade do valor garantido pelo FGC, e, sim, operações de crédito "puro sangue" como empréstimos e emissão de títulos privados para empresas (debêntures, por exemplo).

Com Stéfanie Rigamonti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo