Painel: Presidente do PT-SC pede que Ministério Público apure fala de Jorginho Mello sobre 'cor da pele'

há 6 horas 1

O presidente do PT em SC, Décio Lima, entrou com um pedido para que o Ministério Público investigue uma fala em que o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), elogia Pomerode "pela cor da pele das pessoas".

O petista, que foi derrotado por Jorginho nas eleições para o governo estadual em 2022, disse na representação que a fala do governador foi "desastrosa, criminosa, racista e supremacista".

As declarações do governador foram feitas na última quarta-feira (15), na abertura da 40ª edição da Festa Pomerana, evento que celebra as tradições germânicas.

"Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós", disse Jorginho em áudio encaminhado à imprensa pela assessoria de comunicação.

"Então aqui em Pomerode, todas as pessoas que vêm para cá, voltam. É sinal que gostou, é sinal que faz a diferença na vida das pessoas. Então é por isso que comemorar, apoiar, ajudar numa festa como essa é uma obrigação do Governo do Estado", completou o governador.

Pomerode, cidade vizinha a Blumenau, fica a 170 quilômetros da capital Florianópolis. Com população de 34 mil pessoas, o município se refere a si mesmo como "pequena Alemanha" ou "cidade mais alemã do Brasil".

"O noticiado [Jorginho] tratar tal fato (cor branca da pele da população de Pomerode), como algo de destaque, algo que torne a cidade atrativa, claramente denota uma fala, postura, conduta supremacista do governador do estado, ao tratar as pessoas de cor de pele branca, como melhores, mais atrativas, como sendo de destaque, em detrimento das demais cores de pele (negros, pardos)", disse Lima, que também ocupa o cargo de presidente nacional do Sebrae.

Procurada, a assessoria do governador não respondeu. Em postagem nas redes sociais na quinta, ele disse que racismo é crime e que essa acusação não se aplica a ele.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo