O governo de São Paulo vai firmar uma parceria nesta terça-feira (10) com as empresas de mobilidade 99, Uber e Lady Driver para que motoristas sejam informados sobre acolhimento adequado às mulheres vítimas de violência, assédio, abuso ou importunação.
Eles também vão ser orientados sobre o que fazer ao se depararem com o gesto de socorro feito por mulheres que estão sendo vítimas de algum tipo de violência. O sinal é feito com apenas uma mão: palma aberta para cima, polegar flexionado ao centro e dedos fechados em punho.
A base da parceria é o protocolo Não Se Cale, lançado pelo governo paulista em agosto de 2023 para reforçar as estratégias de proteção das mulheres, padronizando formas de suporte às vítimas.
"Esta parceria impulsiona uma das principais etapas do protocolo, que é a condução da vítima em segurança ao destino de sua escolha, pois a legislação determina que estabelecimentos devem dar suporte inicial no local e acompanhá-las até um veículo que a levará para sua residência ou serviço necessário conforme cada caso", diz a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.
As empresas também irão compartilhar com seus usuários orientações sobre o protocolo. Dentro dos apps, haverá mensagens simples e didáticas sobre o tema.