Painel: Governadora do DF vai a inauguração de centro médico e diz não ter sido convidada para 8/1

há 15 horas 1

A governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP), não participou do ato marcado pelo governo federal em memória dos ataques golpistas da praça Três Poderes, nesta quarta-feira (8). Ela diz não ter sido convidada oficialmente pelo Palácio do Planalto.

No mesmo horário, Celina estava nas obras de revitalização do Hospital Regional de Taguatinga, onde inaugurou um centro de cardiologia. Ela ocupa o cargo durante as férias do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Na época dos ataques, o governo do Distrito Federal sofreu várias críticas por falhas na segurança que levaram aos ataques golpistas. O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), chegou a afastar Ibaneis do cargo, e Celina assumiu interinamente por um período, em 2023.

Segundo Moraes, Ibaneis teve conduta "dolorosamente omissiva". O ministro afirmou que o governador defendeu o que chamou de "livre manifestação política" e ignorou apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança.

Celina Leão afirmou que o governo federal também falhou em 8 de janeiro. Ela deve ser candidata a governadora em 2026 e busca o apoio de bolsonaristas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo