Novo Mercedes-Benz CLA 2026 pode ser elétrico ou a combustão

há 3 semanas 2

O Mercedes-Benz CLA, modelo de entrada da marca alemã, é totalmente novo na linha 2026, com grandes mudanças que a carroceria esconde quando comparado ao seu antecessor. Pela primeira vez, está disponível como elétrico e em configurações híbrida-leves em versões mais baratas, com um motor a gasolina turbo. 

Nesta troca de geração, o CLA ficou maior. A Mercedes-Benz esticou o seu Baby-Benz em 3,3 cm, chegando a 4.721 mm de comprimento, ou um pouco mais longo que um Classe C da geração anterior. O sedã também é 25 mm mais largo que o CLA anterior, agora com uma polegada mais largo do que o antigo CLA, agora com 1.854 mm. Os engenheiros elevaram o carro em 28 mm, para 1.468 mm, e alongaram a distância entre-eixos em 61 mm, para 2.789 mm.

Foto de: Mercedes-Benz

Embora maior do que o anterior, o novo CLA é um pouco mais apertado para os passageiros traseiros. As pessoas têm menos espaço para as pernas e para os ombros, mas um pouco mais de espaço para a cabeça, apesar do teto inclinado. A Mercedes-Benz não explica por que o espaço traseiro sofreu uma redução, mas a lógica nos diz que isso se deve aos compromissos da carroceria associados ao lançamento das versões EV. Nem tudo é ruim, pois o motorista e o passageiro da frente têm um pouco mais de espaço do que antes.

A capacidade de carga também diminuiu em 54 litros para 405 litros. Essa não é uma perda significativa se você adquirir o elétrico, pois a Mercedes-Benz equipou o CLA com um porta-malas dianteiro. Na verdade, é o primeiro veículo da empresa veículo da empresa em 90 anos a oferecer uma área de bagagem dianteira. Tem capacidade para 71 litros sob o capô.

O estilo exterior é mais uma evolução do que uma revolução. Alguns ficariam tentados a dizer que se trata de um facelift, e não de um modelo de nova geração. As barras de luz dianteiras e traseiras refletem as tendências de design da década de 2020, e há mais estrelas iluminadas do que podemos contar. A Mercedes-Benz tornou o perfil mais suave, com maçanetas embutidas nas portas, para refletir alguns dos sedãs maiores.  A carroceria cupê tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,21 na versão mais aerodinâmica.

Foto de: Mercedes-Benz

Embora pareça familiar por fora, a cabine foi reformulada. Um painel de instrumentos vertical abriga até três telas cercadas por um mar de plástico preto brilhante. O painel de instrumentos mede 10,25 polegadas e fica ao lado de uma tela de infotainment de 14 polegadas, ambas oferecidas como padrão em toda a linha. O novo CLA pode ser configurado com uma tela de 14 polegadas para o passageiro por um custo adicional.

Chamada de MBUX Superscreen, a configuração de tela tripla apresenta uma grande superfície de vidro, imitando os modelos mais caros com seus painéis de instrumentos com muitas telas. Os clientes podem gastar mais com um head-up display que mostra uma imagem de 12,2 polegadas na linha de visão do motorista. A longa lista de opções também inclui um sistema de som Burmester com 16 alto-falantes em toda a cabine.

As saídas de ar laterais em estilo turbina são uma reminiscência da geração anterior, mas uma saída de ar plana de aparência básica substituiu as saídas de ar centrais circulares triplas. Também notamos que os controles climáticos separados foram eliminados, portanto, será necessário usar a tela sensível ao toque para ajustar a temperatura e outras configurações. Por outro lado, o console central "flutuante" oferece porta-copos e um carregador sem fio na parte superior, além de um porta-objetos decente na parte inferior.

Foto de: Mercedes-Benz

Foto de: Mercedes-Benz

Uma nova suspensão traseira multi-link, derivada dos modelos maiores e mais sofisticados, supostamente melhora a qualidade de condução. Isso também dependerá do tamanho das rodas, que variam de 17 a 19 polegadas. Em outros aspectos, o teto solar panorâmico é padrão. Ele não tem persiana porque a marca menciona que não precisa de uma, pois usa vidro laminado isolante de calor com uma película infravermelha ultrafina para bloquear a radiação e reduzir o brilho.

Quanto à potência, o CLA básico apresenta um motor de 1,5 litro e quatro cilindros que funciona com o ciclo Miller. O "M252" montado transversalmente recebe um cárter totalmente em alumínio e tecnologia de 48 volts com um motor elétrico integrado à transmissão. A Mercedes diz que a unidade de 1,5 litro será oferecida em duas potências sem revelar os números e com opção de tração dianteira ou integral.

Se você estiver disposto a optar pela tração elétrica, há dois modelos à sua escolha: CLA 250+ com EQ Technology e CLA 350 4Matic com EQ Technology. O primeiro tem uma configuração de motor único e tração traseira com 268 cavalos de potência. O segundo adota um layout mais robusto de motor duplo e tração integral com 349 cv. Ambos contam com uma transmissão de duas velocidades montada na traseira, sendo a primeira adaptada para uso na cidade e a segunda para dirigir em rodovias.

Foto de: Mercedes-Benz

Foto de: Mercedes-Benz

Com o CLA elétrico básico, ele vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Sua contraparte mais robusta faz o trabalho em 4,8 segundos. Ambos são controlados eletronicamente a 210 km/h. Vale a pena observar que o modelo 4Matic funcionará no modo de tração integral somente quando forem necessárias potência e tração extras. O motor dianteiro será desacoplado nos outros cenários para maior eficiência.

Se você está se perguntando quanto ele pesa, o modelo com motor duplo chega a impressionantes 2.135 kg na especificação europeia. Assim é a vida com os carros elétricos. O modelo a gasolina deve ser substancialmente mais leve sem a bateria volumosa. Falando nisso, os EVs compartilham uma bateria de níquel-manganês-cobalto com uma capacidade utilizável de 85 kWh.

A Mercedes reivindica um alcance máximo no ciclo WLTP de 792 quilômetros para o modelo RWD e até 771 quilômetros para o seu equivalente AWD. Como a tecnologia de 800 volts está a bordo, o carregamento rápido de DC com impressionantes 325 kW é suportado. Em um cenário ideal, é possível adicionar 325 quilômetros de alcance após apenas 10 minutos em uma estação de carregamento DC.

Perto do final do ano, a Mercedes-Benz pretende lançar uma versão diferente do CLA elétrico equipado com uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) com um conteúdo de energia utilizável de 58 kWh.

Um Classe A Sedan não se juntará ao novo CLA. A Mercedes está reduzindo suas ofertas de carros pequenos, mas ainda está oferecendo aos europeus amantes de carroças o CLA Shooting Brake. Além disso, os crossovers GLA e GLB estão recebendo modelos de próxima geração. Esperamos que todos os quatro sejam derivados totalmente elétricos. Ainda não foi anunciado, mas o novo "Little G" provavelmente será mecanicamente relacionado a esses veículos compactos.

Fonte: Mercedes-Benz

Leia o artigo completo