NASCAR elétrica? Chevrolet Blazer EV quer tomar o lugar dos V8

há 2 meses 10

A NASCAR sempre foi sinônimo de barulho, fumaça e V8s rugindo na pista. Mas a Chevrolet quer mudar esse jogo e acaba de apresentar um protótipo elétrico para a categoria. E não, não é um Camaro, nem um Corvette… é um SUV. Sim, o Blazer EV, que já chegou ao Brasil na versão RS por R$ 479.000, agora quer brigar nas pistas ovais mais famosas do mundo.

O modelo escolhido pela marca foi o Blazer EV SS, uma versão mais potente do SUV elétrico, com 615 cv e 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. No entanto, a Chevrolet garante que a versão da NASCAR terá muito mais potência e um chassi reforçado, podendo substituir os tradicionais carros com motor V8 e injeção programável.

O piloto Justin Allgaier, campeão da NASCAR Xfinity Series e integrante da equipe Chevrolet, já testou o protótipo no Autódromo Carolina Motorsports Park (EUA). Segundo ele, a ausência do som do motor foi um desafio:

"Estou acostumado a saber minha velocidade pelo giro do motor. Agora, preciso mudar completamente como avalio a entrada nas curvas."

Protótipo do Ford Mustang Mach-E NASCAR

Foto de: Ford

Protótipo do Ford Mustang Mach-E NASCAR

Ford também quer entrar na briga dos esportivos elétricos

A Chevrolet não está sozinha nessa. Sua eterna rival Ford já apresentou um protótipo do Mustang Mach-E para a NASCAR seguindo as mesmas especificações. O modelo parece apenas uma versão com teto rebaixado do SUV da Ford, mas a montadora também aposta alto nessa nova fase da categoria.

Apesar das demonstrações, ainda não há uma data para os elétricos realmente competirem entre si na na categoria. Mas uma coisa é certa: quando isso acontecer, as corridas vão ser decididas no talento do piloto — e não no estrondo dos motores. Ou seja, ainda será a NASCAR... só que no modo silencioso.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Fonte: Chevrolet

Leia o artigo completo