Em uma sessão de perguntas e respostas com o CEO Oliver Blume, na Costa Oeste, a marca alemã Porsche revelou um pouco mais sobre como deverá ficar seu lineup de elétricos no curto prazo. O primeiro a chegar deverá ser a nova geração do SUV Cayenne, que já vem sendo anunciado há pelo menos dois anos. A nova geração, entretanto, deve conviver com a atual a combustão por mais algum tempo.
A Porsche não irá implementar a mesma estratégia que está usando com seu irmão menor. Enquanto o Macan a combustão sairá de linha em 2026, o Cayenne a gasolina viverá pelo menos até 2030, e com motores V-8. Durante o evento, a marca de Stuttgart ainda revelou seus planos de um SUV totalmente novo a combustão, que deverá substituir o Macan de primeira geração.

Foto de: Porsche
Novo Porsche Cayenne elétrico em testes
Mas e quanto ao 718? A Porsche estava planejando lançar o Boxster/Cayman elétrico antes do Cayenne EV. Entretanto, os planos mudaram e o foco agora será no SUV grande: "Após o Cayenne (EV), apresentaremos as versões eletrificadas do 718". Perguntado se os esportivos tinham sido adiados, Oliver Blume reafirmou o compromisso de lançá-los ''em meados dessa década'', ainda que a ordem dos produtos tenha sido trocada.
Enquanto isso, o 718 a combustão, assim como a primeira geração do Macan, já foram retirados do mercado europeu devido a regulamentações mais rígidas de segurança cibernética que entraram em vigor no ano passado no continente. Isso deixará a Porsche sem um carro esportivo sub-911 por algum tempo até a chegada do novo 718 EV.
SUV de sete lugares ainda está nos planos
Do outro lado do portfólio, a Porsche ainda tem planos de um SUV elétrico maior que o Cayenne. Anunciado inicialmente em meados de 2022, o utilitário de sete lugares chegará no "médio prazo". Mas não devem ser descartadas versões a gasolina, de acordo com uma declaração do diretor financeiro Lutz Meschke em novembro passado:
"No momento, estamos analisando a possibilidade de os veículos totalmente elétricos originalmente planejados terem um acionamento híbrido ou um motor a combustão."
Desta forma, a Porsche planeja oferecer o maior número possível de opções ''pelo menos até meados de 2030'', pelo menos até o banimento de carros a combustão começar a valer nos países da União Europeia.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
Exclusivo: confira a primeira avaliação do Zeekr X no Brasil. Construído na mesma plataforma do EX30, é melhor que o Volvo? Apresentamos o Zeekr X Premium, um SUV 100% elétrico premium que traz inovações, acabamento superior e refinamento aprimorado em relação ao seu "primo" da marca sueca. Confira os detalhes e impressões no vídeo do Zeekr X Premium no canal Motor1.com no Youtube.
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui
Fonte: Porsche