A Lat.Bus 2024, feira dedicada ao segmento de ônibus tanto urbanos como rodoviários que ocorre em São Paulo, tem sido o palco para lançamentos de ônibus elétricos. Mas a Volare, empresa da Marcopolo, apresento o seu primeiro micro-ônibus híbrido, o Attack 9.
O Attack 9 Híbrido é equipado com dois motores: um motor elétrico de 75 KW desenvolvido pela WEG, gigante nacional do segmento de motores elétricos. Já o motor a combustão é um motor Horse 1.0 de três cilindros flex, mas que para preferencialmente é abastecido com etanol, para zerar a emissão de carbono.
A Horse é uma empresa fruto da parceria entre a Renault e a Geely, criada em 2022, para o desenvolvimento de motores de baixa emissão.
VEJA TAMBÉM:
- Novo ônibus elétrico da VW carrega bateria com nióbio em 10 minutos
- Linhas de ônibus: como reclamar da qualidade do transporte público
- Ousada, BYD quer se tornar o ‘tradicional ônibus vermelho’ de Londres
O motor a etanol funciona como um gerador para alimentar as baterias. De acordo com a Volare, ele trabalha entre 30 a 40% da sua capacidade de operação a 3.000 rpm, o que, de acordo com a montadora, garante menor ruído.
Na parte das baterias, o ônibus híbrido Attack 9 é equipado com três packs que armazenam 122 kWh, e por contar com poucos packs de bateria, o micro-ônibus não tem grande ganho de peso e ainda consegue ter capacidade para 30 passageiros além de ainda ter o elevador de acessibilidade – obrigatório por legislação.
Autonomia e manutenção
De acordo com a Volare, a autonomia pode chegar a 450 quilômetros, o que atende bem o segmento de micro-ônibus, normalmente usados em operações de curta distância. Dentre as vantagens conhecidas de um modelo elétrico está o baixo custo de manutenção.
A Volare garante que o Attack 9, seu ônibus híbrido, também terá manutenção reduzida, citando até mesmo o conjunto de freios queu contará com sistema regenerativo para recarregar as baterias nas frenagens.
Chegada ao mercado em 2026
A Volare ainda não compartilhou muitos detalhes técnicos do ônibus híbrido, entretanto já menciona que os testes começam ainda neste ano de 2024 e deve ser ofertado ao mercado apenas em 2026.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: