A Toyota divulgou os resultados de suas atividades no primeiro semestre de 2024. De acordo com cálculos da Kyodo, a empresa vendeu 5,16 milhões de veículos, garantindo seu título de maior montadora do mundo pelo quinto ano consecutivo, apesar de uma queda nas vendas devido a uma série de escândalos. A Volkswagen ficou em segundo lugar, também enfrentando uma redução nas vendas.
VEJA TAMBÉM:
- Toyota irá substituir 100 mil motores de graça
- Toyota nega garantia em Corolla que pegou fogo ‘do nada’
- FRAUDES DA TOYOTA: MAIOR DO MUNDO PRECISA CUIDAR DA IMAGEM
Toyota segue na liderança
As vendas totais da Toyota caíram 4,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a produção sofreu uma queda de 9,8%, totalizando 5,07 milhões de veículos. Em 2024, a empresa enfrentou vários escândalos, incluindo a revelação de manipulação de resultados de testes, o que resultou na suspensão temporária da produção.
Esse último fator contribuiu para uma queda de 32% nas vendas no mercado interno, principalmente devido à Daihatsu, que faz parte do grupo Toyota. Além disso, a empresa está perdendo terreno no mercado chinês, onde enfrenta forte concorrência dos fabricantes locais, resultando em uma queda de cerca de 11% na popularidade das marcas Toyota e Lexus. Por outro lado, a demanda por essas marcas está crescendo na América do Norte e na Europa.
A Volkswagen vendeu 4,35 milhões de veículos no primeiro semestre de 2024, uma leve queda em comparação com os 4,37 milhões vendidos em 2023. Ainda não foi confirmado quem ficou com a terceira posição no ranking global, mas é provável que a General Motors ou a Stellantis estejam disputando esse lugar.
Recentemente, também foram divulgados os resultados de uma competição de seis meses entre as marcas dos “Três Grandes Alemães”. De acordo com a Reuters, a BMW saiu vitoriosa, vendendo quase 1,1 milhão de carros, impulsionada principalmente pelo aumento de um terço na demanda por veículos elétricos. A Mercedes-Benz ficou em segundo, com 960 mil unidades vendidas, seguida pela Audi, que vendeu apenas 833 mil carros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: