
A medida inclui a possibilidade de leiloar os veículos identificados para quitar a dívida. Caso a defesa de Lula não apresente novos requerimentos ou o processo não avance, o caso poderá ser arquivado.
O caso
Em março de 2021, Sabatini, então com 70 anos, publicou nas redes sociais um vídeo com ofensas ao ex-presidente. Envolto em uma bandeira do Brasil e portando uma arma, ele afirmou: "se você não devolver os R$ 84 bilhões que roubou do fundo de pensão dos trabalhadores, você vai ter problema, hein, cara."
Ainda no vídeo, ele menciona que lutaria com sangue para evitar que o Brasil "se transforme em uma Venezuela" e faz outros xingamentos ao presidente, como "vagabundo" e "filho da p***". Na ação, a defesa de Lula destacou que o uso da arma de fogo e o tom do discurso representavam uma clara tentativa de intimidar o petista, gerando abalo psicológico.
O juiz responsável pelo caso, Fernando Domingues Ladeira, entendeu que as palavras de Sabatini, associadas à exibição de uma arma, poderiam incentivar terceiros a atos de violência e acarretar risco à vida de Lula. A sentença já transitou em julgado, não cabendo mais recursos.
A defesa de Sabatini alegou no processo que ele nunca teve intenção de ameaçar Lula, mas sim de "mostrar sua indignação". Segundo seus advogados, o vídeo representava uma crítica política e não deveria ser enquadrado como ameaça. Também avaliaram que ação teria o objetivo de impedir o idoso de exercer sua liberdade de "crítica política", além de enriquecer a sua custa.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Reportagem
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.