Kart 1000: projeto insano com motor de moto acelera até os 13 mil rpm

há 4 meses 22

Imagine a seguinte situação. Você está rodando tranquilamente pela estrada e de repente vê uma luz ao longe chegando em alta velocidade. O som é familiar, lembra uma moto esportiva, mas ele é um veículo com quatro rodas e um estilo bem diferente do tradicional. Para quem mora no Rio Grande do Sul esta pode ser uma visão corriqueira.

Estamos falando do Kart 1000cc, um projeto de Eduardo Maynard, chamado carinhosamente de Tio Loko, que ganhou as ruas e participa de diversos eventos pelo Brasil. Além de apresentações em kartódromos ele também disputa arrancadas e acelera nos track days.

O kart foi construído durante alguns anos pelo Eduardo e contou com ajuda de vários parceiros comerciais. Ele pesa 420 quilos e tem um estilo bem peculiar. O destaque vai para as rodas de 13 polegadas e a imensa asa traseira, que está lá justamente para garantir o downforce durante as acelerações.

A cereja do bolo é o motor doado por uma Honda CBR 1000 RR, versão que originalmente entrega por volta de 180 cv. O sistema todo é gerenciado por uma injeção programável Fueltech que monitora todo o seu funcionamento e, inclusive, traz opções para o uso em diferentes tipos de disputas.

Kart 1000cc

Foto: Renato Bellote

O cockpit comporta apenas o Eduardo e alguém que tem até 1,75 m, pois foi feito sob medida. Por ali temos um cinto ed quatro pontos e também a transmissão de seis velocidades original da motocicleta. Outro destaque é o freio de mão para drift que pode ser usado em várias situações distintas.

E basta ver o kart acelerando pra entender que todas essas horas de trabalho renderam bons frutos. Os primeiros 100 km/h chegam por volta dos 4,3 segundos e a velocidade máxima ultrapassa os 200 km/h. Com essa relação peso potência e distribuição de peso a brincadeira ficou interessante.

O que é interessante também é que o Eduardo faz tudo sozinho levando uma carretinha e o kart a tiracolo. Ele desenvolveu algo onde pode chegar aos eventos e descarregar o carro, além de guardar todas as ferramentas diretamente por ali. No vídeo vocês conferem o kart 1000 em ação e a sua capacidade impressionante de aceleração. Aumente o volume por aí.

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Leia o artigo completo