A nova Metafábrica do Grupo Hyundai, localizada em Savannah, Geórgia, foi considerada o maior projeto de desenvolvimento econômico do estado. Agora, a montadora planeja ampliá-la ainda mais.
Autoridades do estado da Geórgia e da fabricante sul-coreana anunciaram que, enquanto o plano inicial previa a produção de 300.000 carros totalmente elétricos por ano na Metafábrica, agora o objetivo é atingir 500.000 unidades anuais. Muitos desses veículos serão híbridos, já que a Hyundai prevê uma demanda potencialmente irregular no mercado de veículos elétricos.
"Nós logo vimos que o ritmo da eletrificação não seria tão rápido quanto todos imaginavam", disse o CEO global do Hyundai Motor Group, José Muñoz, durante a cerimônia de inauguração da Metafábrica. "Vimos que a era dos híbridos estava [avançando] muito mais rápido. Sempre fomos flexíveis antes, e continuaremos sendo agora."

Foto de: Patrick George

Foto de: Patrick George

Foto de: Patrick George
A Metaplant já está produzindo os SUVs elétricos Ioniq 5 e Ioniq 9, os primeiros de vários modelos novos da Hyundai a serem fabricados nos Estados Unidos. Ao contrário dos modelos construídos na Coreia, esses carros vêm equipados com o plugue do padrão de recarga norte-americano (NACS) no estilo Tesla e têm acesso nativo à rede de Superchargers da Tesla.
Executivos da Kia, outra divisão do Hyundai Motor Group, disseram que eventualmente cerca de 40% dos carros produzidos na Metafábrica serão da marca, mas ainda não revelaram quais modelos serão esses. A Hyundai já fabrica vários modelos híbridos, incluindo o Tucson Plug-In Hybrid e o Sonata Hybrid, que têm bom desempenho de vendas.
A fábrica será uma das maiores empregadoras da região, com a geração de mais de 14.000 empregos. Trata-se de uma das fábricas de carros mais avançadas do mundo, construída com um alto grau de automação na fabricação e uso de robôs.
Muñoz comentou que não antecipava que a expansão dos híbridos exigiria um edifício separado na "Metafábrica", mas que isso "requererá um investimento significativo".
Apesar de o mercado de veículos elétricos nos EUA ter experimentado um crescimento irregular, o Hyundai Motor Group se consolidou como um forte concorrente nesse segmento. No ano passado, suas três marcas — Hyundai, Kia e Genesis — ficaram em segundo lugar nas vendas de EVs nos EUA, atrás apenas da Tesla. Junto com a General Motors, a montadora sul-coreana superou a marca de 100.000 veículos totalmente elétricos vendidos pela primeira vez. O Hyundai Ioniq 5, em particular, provou ser um dos EVs mais vendidos na América.
Muñoz afirmou que a empresa está apostando nessa continuidade de crescimento este ano, especialmente com a adição do maior Ioniq 9 à linha. "No momento, temos mais demanda do que conseguimos produzir", disse ele. A produção do Ioniq 5 fabricado nos EUA começou no final do ano passado e o modelo já está à venda.
Ainda assim, a inauguração da fábrica coincide com um período de grande incerteza para a indústria automobilística americana como um todo.
O presidente Donald Trump tem constantemente ameaçado tarifas altas sobre veículos fabricados no exterior e também ordenou a suspensão do financiamento federal para recarga de EVs. Além disso, Trump afirmou que sua administração busca acabar com os créditos fiscais para EVs — um dos principais motores das vendas de veículos elétricos, incluindo os da Hyundai — o que gerou receios de que os centenas de milhares de carros produzidos nesta fábrica possam ter dificuldades para encontrar compradores como nos anos anteriores.
No entanto, Muñoz e outros executivos da Hyundai disseram que essa fábrica foi inicialmente planejada durante o primeiro mandato de Trump, antes de qualquer crédito fiscal estar em discussão. Além disso, ao fabricar esses EVs e híbridos nos EUA, a Hyundai pretende evitar qualquer tarifa sobre carros fabricados no exterior; até agora, a produção da Hyundai e Kia dependia fortemente das exportações da Coreia. Na segunda-feira, Euisun Chung, presidente-executivo da Hyundai, se reuniu com Trump na Casa Branca para anunciar um investimento ainda maior nos EUA, com a construção de uma planta de aço de US$ 6 bilhões na Louisiana.
"Não fizemos isso por causa de incentivos ou qualquer outra coisa", disse Muñoz. "Para nós, vimos a oportunidade na América."
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial