Golfinhos chamam a atenção ao nadar perto de cápsula com astronautas

há 1 semana 4

Integrantes da SpaceX e da Guarda Costeira americana trabalharam juntas nesta terça-feira (18) para tentar manter os barcos civis longe da espaçonave Crew Dragon que acabara de pousar no mar com quatro astronautas que voltavam da Estação Espacial Internacional (ISS). Mas eles não puderam fazer nada em relação a um grupo de golfinhos curiosos.

Um punhado dos mamíferos nadou até um barco que estava pronto para içar a Crew Dragon Freedom para o convés e emergiu da água, chamando a atenção.

"Uau, temos um grupo fofo de golfinhos, não era apenas um ou dois", afirmou Kate Tice, gerente de engenharia na SpaceX, durante a transmissão da Nasa. Enquanto as barbatanas dorsais dos golfinhos balançavam, ela disse que a equipe trabalhando na recuperação da cápsula estava "recebendo assistências rápidas da parte honorária da equipe de recuperação, esses golfinhos".

Os golfinhos geralmente são sociais e brincalhões e frequentemente viajam em grupo, ou grupos. A espécie mais comum perto da costa da Flórida são os golfinhos nariz-de-garrafa, de acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, mas não ficou claro qual espécie rodeava as equipes que atuavam na recuperação da cápsula com os astronautas.

O biólogo Todd Speakman, da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos, disse que, embora não pudesse cravar qual era a espécie de golfinho, provavelmente fossem golfinhos Stenella, que frequentemente são encontrados perto da costa do Golfo do México.

Ele afirmou que não ficou surpreso que o grupo se aproximou da cápsula logo após o pouso. "Com tanta atividade, eles são apenas animais curiosos, então eles vão conferir", disse Speakman, acrescentando que é comum golfinhos nadarem ao redor dos navios de pesquisa em que atua.

Não é a primeira vez que animais dão boas-vindas a astronautas logo após seu retorno à Terra. Em 2021, fotógrafos capturaram um golfinho solitário nadando perto dos barcos de recuperação que se dirigiam para pegar a espaçonave Dragon usada na missão Crew-1, da SpaceX. Mas uma emissora de Orlando relatou que o animal não ficou por perto até o pouso da cápsula na água.

Na cápsula que pousou na costa da Flórida nesta terça-feira, estavam o cosmonauta Alexandr Gorbounov e os astronautas Nick Hague, Sunita Williams e Barry Wilmore, da Nasa.

Williams e Wilmore haviam viajado para a ISS em junho do ano passado em uma cápsula Starliner, da Boeing. Mas a nave apresentou problemas e regressou do espaço vazia. A dupla de astronautas teve, então, de retornar em outra cápsula, uma Crew Dragon, da SpaceX.

Leia o artigo completo