Folha promove sessão gratuita de 'As Polacas', seguida por debate com João Jardim e Caco Ciocler

há 3 semanas 1

A Folha promove, na próxima quinta-feira (12), às 20h, uma sessão gratuita do filme "As Polacas". A exibição será seguida por um debate mediado por Fernanda Mena, repórter especial da Folha, com a participação do diretor João Jardim ("Getúlio", "Pro Dia Nascer Feliz" e "Lixo Extraordinário") e dos atores Caco Ciocler e Dora Freind, que compõem o elenco.

O evento é realizado em parceria com a produtora Migdal Filmes, a distribuidora Imagem Filmes e o Espaço Augusta de Cinema.

Ambientado no início do século 20, o longa é inspirado na história real de mulheres polonesas que foram enganadas sob o pretexto de fuga da guerra e da fome na Europa e trazidas para o Brasil para trabalhar em uma rede de prostituição. A produção acompanha Rebeca, vivida por Valentina Herszage, que se torna uma das vítimas de Tzvi, dono de um bordel envolvido no tráfico de mulheres e personagem interpretado por Caco Ciocler.

"O tráfico e a exploração de mulheres por terceiros é algo que persiste até os dias atuais", diz João Jardim. "A inspiração para realizar este filme veio tanto da ligação do roteiro com fatos históricos importantes relacionados à colonização judaica no Brasil no início do século 20, quanto da trama envolvente, quase trágica, que retrata sororidade e resiliência."

O filme entra em cartaz nos cinemas também na próxima quinta (12), depois de percorrer festivais como o Festival de Cinema Judaico de Punta del Este —em que recebeu os prêmios de melhor diretor e melhor atriz duas vezes (Valentina Herszage e Dora Freind)— e o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa, — em que Caco Ciocler foi premiado como melhor ator.

A sessão e o debate são abertos ao público, que poderá retirar ingressos na bilheteria do Espaço Augusta de Cinema uma hora antes do início do evento.

Leia o artigo completo