Sons de S.Paulo é uma série do Música em Letras na qual sons das cidades, campos, matas e do litoral do estado são registrados pelo blog.
Ouça-os e transcenda sua costumeira maneira de ouvir. Extrapole viciadas sensações e aguce a percepção em torno dos sons do dia a dia e da diversidade dessas fontes de "ruídos" que, por vezes, são música. Uma música anônima, mas que muitos conhecem. Ou só ruídos que muitos ensandecem. Depende do que os ouvidos "veem" e "leem".
O som, a seguir, que você irá ouvir e ver no vídeo foi gravado com exclusividade pelo Música em Letras, na última terça-feira do ano, no bairro de Perdizes, em São Paulo, enquanto um trio formado por um trompetista e dois percussionistas (caixa e surdo) executa um hino composto, em 1949, para um time de futebol de São Paulo.
A composição é assinada por Gennaro Rodrigues, pseudônimo do médico cardiologista ítalo-brasileiro Antônio Sergi (1913-2003) que era conhecido como Totó. Além de músico, regente, arranjador e professor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Totó também foi maestro da orquestra da Rádio Educadora Paulista.
Rege a lenda que Totó chamou seu parente, o corintiano Alberto Marino para cantar, no primeiro registro fonográfico deste hino, que homenageia um de seus maiores adversários, o Palmeiras.
Bom final de ano!