Flagra: novo Nissan X-Trail faz testes de emissões no Brasil

há 1 semana 3

Em novembro de 2023, a Nissan confirmou o investimento de R$ 2,8 bilhões na sua fábrica em Resende (RJ). Naquele momento, os executivos já falavam em um novo motor e dois novos SUVs produzidos no Brasil, sendo um deles o já confirmado novo Kicks, a nova geração que crescerá e terá refinamento para brigar com a concorrência mais moderna. O outro deve ser um modelo entre o Kicks Play e a nova geração.

Desde o ano passado, flagras mostram o X-Trail, SUV com porte intermediário entre os Jeep Compass e Commander, e o modelo voltou a aparecer mais uma vez. Agora em Guarulhos (SP) com o inconfundível equipamento de teste de emissões nas costas, representado pelo estranho escapamento atravessado no para-choque traseiro e obrigando o carro a circular com a tampa traseira aberta. A primeira imagem acima vem do flagra mais recente, publicado pelo perfil Placa Verde no Instagram.

 Falando de Carro)

Nissan X-Trail é flagrado no Brasil (fotos: Falando de Carro)

Mas se os planos da Nissan ainda não incluem um SUV maior, o que este X-Trail está fazendo por aqui, ainda por cima com tão poucas camuflagens? Com a Nissan tendo planos de ampliar a atuação no mercado brasileiro e aumentar sua participação nas vendas, será que este X-Trail antecipa uma investida eletrificada?

Os dois principais rivais japoneses aqui no Brasil (Honda e Toyota) já são híbridos e a Nissan possui a tecnologia e-Power, com propulsão elétrica, mas um motor a combustão apenas como gerador. No México, por exemplo, 15% de todos os X-Trail vendidos lá trazem esse tipo de eletrificação.

Apesar de esta lógica fazer sentido, não quer dizer que veremos isso acontecer tão cedo. A Nissan já falou em mais de um oportunidade que tem interesse sim em trazer a tecnologia e-Power. No entanto, quando questionada sobre uma data, a marca não se comprometeu ainda com um cronograma. 

Novo SUV da Nissan não será Magnite nem X-Trail

Meses depois, foi a vez do Presidente da Nissan América Latina, Guy Rodriguez, dizer que este segundo SUV "é um modelo inédito, ainda não apresentado em nenhum lugar do mundo", o que já quebra a teoria sobre o Nissan Magnite, um SUV menor da marca, vendido em países como a Índia e a mesma plataforma do Kwid. 

O que se tem certeza agora é que o segundo SUV inédito para o Brasil não será o X-Trail (Pathfinder). Será um modelo posicionado abaixo da nova geração do Kicks e é exatamente isso que o novo flagra revela rodando em testes no Brasil com muita camuflagem, como publicado pelo Placa Verde.

 Estamos diante deste segundo produto que será produzido em Resende (RJ) com motor 1.0 turbo e porte próximo do atual Kicks, ou seja, ligeiramente menor que a nova geração. Apesar de tentar esconder com bastante disfarce, o SUV é reconhecível como um Nissan principalmente pela linha das janelas laterais, mas já é possível notar que nãos e trata do Kicks Play pelo formato das lanternas. 

Este novo SUV pode não matar o atual Kicks Play, hoje colocado como modelo de entrada da marca, e é importante para os planos de exportação a partir da planta do Rio de Janeiro. Mas o fato é que nem ele nem o novo Kicks serão híbridos, como o próprio presidente já falou em 2024. 

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo