A menos de um mês da apresentação oficial do novo CLA 2026, o sedã diferenciado da Mercedes-Benz já começa a surgir quase sem camuflagem. É o que revelam os flagras dos nossos colegas do Motor1.com Itália, que registraram o modelo rodando pelas ruas de Roma.
A camuflagem ainda está lá, mas já é possível notar vários detalhes da nova geração do sedã.
Para dar uma olhada melhor
Em primeiro lugar, destacam-se as câmeras laterais, posicionadas entre as portas dianteiras e os arcos das rodas. Esses dispositivos devem auxiliar tanto nos sistemas de assistência ao motorista — que podem incluir radares escondidos atrás do logotipo em forma de estrela na grade — quanto na obtenção de uma visão melhor ao estacionar.

Foto de: Motor1 Itália
Mercedes CLA 2025, novas câmeras para sistemas de assistência ao motorista nas laterais

Foto de: Motor1 Itália
Mercedes CLA 2025, os grupos de luzes terão uma nova assinatura luminosa
Outro detalhe visível são as maçanetas retráteis embutidas nas portas, projetadas para melhorar a aerodinâmica. Além disso, o modelo adota uma nova assinatura luminosa em LED inspirada no conceito apresentado no Salão de Munique de 2023.
Ainda não há imagens do interior, mas especula-se que o CLA traga um novo design interno baseado no conceito e um sistema multimídia equipado com o Gemini, a inteligência artificial do Google.

Foto de: Motor1 Itália
O Mercedes CLA 2025 será elétrico e híbrido, com um novo motor 1.5 turbo de 4 cilindros a gasolina
Primeiro elétrico, depois híbrido
Outro ponto notável é a ausência de escapamento traseiro, não por estar escondido, mas porque a versão inicial do CLA não precisará dele. Baseado na nova plataforma modular da Mercedes-Benz, a MMA, o sedã cupê alemão terá entre 4,6 e 4,7 metros de comprimento e oferecerá tração traseira e integral. A motorização elétrica contará com baterias de 58 kWh e 85 kWh, tecnologia de 800V e potência máxima de carregamento de 320 kW.
Haverá diferentes versões, incluindo a Long Range, com motor traseiro único e autonomia de até 750 km com uma única carga, segundo o ciclo WLTP.
Nosso test drive do novo protótipo do Mercedes CLA
Mais tarde, a linha ganhará um CLA híbrido equipado com um novo motor a gasolina 1.5 turbo de quatro cilindros, disponível em variantes de 136 cv, 163 cv ou 190 cv. Esse conjunto será sempre acompanhado por um motor elétrico de 27 cv integrado à transmissão automática de oito marchas, tornando-o um híbrido de fato, capaz de mover o veículo, diferentemente dos micro-híbridos de 12V ou 48V, que oferecem apenas assistência limitada a arranque e funções menores.
Quando chegar ao mercado, o CLA 2026 será o primeiro da renovada (e simplificada) família de carros da entrada da Mercedes-Benz. A gama será formada pelo próprio CLA, além das novas gerações de GLA, GLB e CLA Shooting Brake. Ou seja, será reduzida para apenas quatro modelos. Dentro da nova estratégia da marca para o segmento, é incerto o futuro de Classe A, Classe A Sedan e Classe B.