Com o objetivo de reduzir custos e otimizar a produção, a Stellantis está prestes a expandir sua linha de modelos derivados do Citroën C3. E, não, não estamos falando da versão nacional do Grande Panda, que já iniciou os testes de motorização e plataforma no Brasil. O novo modelo que vem do braço europeu da Fiat será uma versão familiar do icônico hatch, com a base inspirada no Aircross.

Foto de: Instagram
Fiat Grande Panda flagrado no Brasil
Quem trouxe a informação ao público foi o chefão Olivier François, responsável pela marca italiana, pela esportiva Abarth e pela DS Automobile. O executivo conversou recentemente com a publicação Quattroruote, compartilhando detalhes sobre os planos da marca até o final desta década.
Após a apresentação do Novo Panda, algumas questões ficaram em aberto no portfólio europeu da marca, já que a antiga geração do hatch - apelidada carinhosamente de Pandina pelos consumidores - continua a ser vendida e não faz feio nas vendas, tendo seu futuro garantido pelo menos até 2030. Caso similar ao que a Fiat viveu no Brasil com o Uno Mille, que durou nada menos que 30 anos em nosso mercado. Para a publicação, François confirmou que o grupo está pensando em um carro mais barato que o Giga Panda e que pode se chamar Pandina, mas não mais informações sobre como ele será.

Novo Citroën C3 Aircross europeu

Foto de: Fiat
Fiat Grande Panda
Panda Aircross ou Pulse do Panda?
O que mais nos interessa é a chegada dos derivados do novo Panda. O primeiro deles será um SUV para até sete passageiros, que remete aos tempos do Fiat Múltipla e do Doblò, modelos familiares vendidos no início dos anos 2000. No entanto, a proposta seguirá a filosofia de baixo custo, assim como o hatchback, para garantir um alto volume de vendas.
A principal inspiração desse novo SUV, que vem sendo chamado de Giga Panda, deve ser o Citroën Aircross europeu, que conta com opções híbridas e elétrica. Com cerca de 4,5 metros de comprimento, ele será significativamente maior que o Pulse, que mede apenas 4 metros. Seu foco estará mais voltado para o uso familiar, diferenciando-se do atual SUV compacto da Fiat.
O modelo, vale lembrar, foi mostrado pela marca pela primeira vez ainda durante o lançamento do novo Panda. Naquela época, a italiana divulgou um vídeo apresentando tanto a versão de 7 lugares quanto a versão cupê, que deve substituir o Fastback eventualmente. As imagens, entretanto, estavam propositalmente borradas e escondiam o design final dos dois novos carros.
JAECCO NO CANAL MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Conheça o Jaecoo 7 PHEV, SUV híbrido plug-in da marca chinesa de luxo do grupo Chery, Jaecoo. Ele pode chegar a 1.200 km de autonomia no ciclo combinado de motor elétrico e motor à combustão. Mas e o resto? Ele é bom? É melhor que o GWM Haval H6? Descubra tudo neste vídeo! Se inscreva no canal e ative o sininho para não perder nenhuma novidade!
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui