A Volkswagen aproveitou o carnaval para apresentar sem disfarces, em plena praça da Apoteose, no Sambódromo do Rio de Janeiro, o Tera, seu novo SUV de entrada no país. Ainda não foi um lançamento, mas sim a “revelação” (como diz a VW) das formas de um modelo totalmente desenhado no Brasil, pela equipe de José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen para as Américas.
Fabricado em Taubaté, o modelo chega para concorrer com o Fiat Pulse e o Nissan Kicks - ou seja: entrará na faixa dos R$ 100 mil a R$ 140 mil. Ciro Possobom, Presidente da Volkswagen do Brasil, apenas citou que terá "preços competitivos". O Tera será posicionado abaixo de Nivus e T-Cross e pode até tirar algumas versões do Polo do catálogo. Todos esses modelos VW usam a plataforma MQB-A0.

Foto de: Motor1 Brasil
José Carlos Pavone, apresentando o novo Volkswagen Tera
Dados técnicos ainda não foram divulgados, mas ao vivo fica evidente que o novo Tera mira Fiat Pulse e e Kardian que têm 2.532 mm e 2.604 mm de entre-eixos, respectivamente. Tudo indica que será o mesmo do Polo que tem 2.566 mm e comprimento de 4.074 mm.
O que se vê é uma nova identidade de design, bem semelhante ao que a marca aplica globalmente em seus SUVs, como a nova geração do Tiguan e a própria reestilização do Taos, que já roda nos Estados Unidos e México.

Foto de: Motor1 Brasil
Faróis e lanternas são de LED. As luzes de circulação diurna formam uma assinatura dianteira exclusiva, com iluminação fracionada em dois segmentos sobre os faróis. Não há uma grade iluminada ligando os dois lados - mas apenas um filete cromado.
Destaque para a grande abertura do para-choque dianteiro que, no Tera, tem formato colmeia, junto com duas entradas de ar laterais também bem destacadas. Não há faróis de neblina.

Foto de: Motor1 Brasil
Os retrovisores são exclusivos (não são peças reutilizadas do Polo ou Nivus, por exemplo). Um vinco bem destacado está na lateral traseira, fazendo a ligação da porta até a lanterna. Na parte traseira, as lanternas trazem a mesma solução de Nivus, T-Cross e o novo Tiguan europeu, com lanternas interligadas por uma barra preta com filetes prateados. Dentro das lanternas se veem filetes de LED.

Foto de: Motor1 Brasil
Novo Volkswagen Tera - interior apresentação (BR)
As rodas do carro mostrado no Sambódromo são diamantadas com aro de 17 polegadas e desenho bem esportivo, mas já vimos em flagras opções mais acessíveis de aço com calotas.
O interior foi inspirado nos modelos elétricos ID. alemães, ou seja, novas formas que incluem a central multimídia elevada, porém o painel segue estilo próprio.
Por enquanto, a VW não dá maiores detalhes de motorização, nem fichas técnicas ou listas de equipamentos separada por versões. Tudo indica que o motor é o 1.0 turbo de três cilindros (170 TSI) do Polo, com 116 cv e 16,8 kgfm de torque, para diferenciá-lo dos mais potentes Nivus e T-Cross, que rendem 128 cv. O câmbio é automático de seis marchas.
Em setembro de 2024, o Tera fez sua primeira aparição, ainda sem nome e sob camuflagem pesada, durante o Rock in Rio. Na ocasião, o carro estava envolvido por uma redoma de LED, que permitia ver algumas de suas partes de relance e imaginar o conjunto completo. Agora, o modelo volta ao Rio sem disfarces, antecipando o lançamento que deve acontecer por volta de maio.