Entenda como Toyota e outras japonesas querem manter motor a combustão vivo

há 1 dia 4

Apesar dos avanços em eletrificação, os motores a combustão ainda não estão mortos. A Toyota, a Mazda, a Subaru e outras empresas estão fazendo tudo o que podem para mantê-los vivos. Já faz quase um ano que as três anunciaram uma parceria para acelerar o desenvolvimento de motores de combustão interna. Agora, elas fornecerão veículos movidos por combustível sintético para transportar convidados durante a Expo 2025 em Osaka, no Japão.

Os veículos funcionarão com combustível fornecido pela ENEOS Corporation, uma empresa que concluiu a primeira fábrica de demonstração do Japão capaz de produzir gasolina sintética em setembro de 2024. Ela pode produzir 160 litros de combustível por dia, uma fonte de energia limpa feita de hidrogênio e dióxido de carbono. A Suzuki e a Daihatsu também fornecerão veículos para o evento.

Toyota Corolla Fielder

Foto de: Toyota

A parceria entre a Toyota, a Mazda e a Subaru resultará em "motores exclusivos" específicos para cada marca, capazes de funcionar com combustíveis neutros em carbono, incluindo hidrogênio líquido, biocombustível e combustível sintético. A Toyota está desenvolvendo três motores de quatro cilindros em linha. A Mazda está trabalhando em motores rotativos e em um novo Skyactiv-Z de quatro cilindros. A Subaru quer aperfeiçoar o boxer, que a Toyota parece adorar e inclusive o utiliza no esportivo GT 86.

De acordo com a Associated Press, a Expo 2025 é um evento de seis meses que destacará tecnologias de ponta. Durando os dias 13 de abril a 13 de outubro de 2025, mais de 160 participantes de todo o mundo, incluindo a China e os Estados Unidos, estão no evento para mostrar os avanços em tecnologia espacial, medicina, robótica, veículos voadores e outros setores e produtos de última geração.

Leia o artigo completo