Parece brinquedo, mas este carro supera os de Fórmula 1

há 1 dia 3

Quando o Aston Martin Valkyrie quebrou o recorde de carro de produção na pista do Top Gear, muitos já apontavam o insano e elétrico McMurtry Spéirling como forte candidato ao trono. Duas semanas depois, a previsão se confirma: ele agora é o novo rei absoluto do circuito britânico. Finalmente, o carro de Fórmula 1 Renault R24 de 2004 foi destronado, cerca de 21 anos depois de chegar ao topo da tabela de classificação.

Ninguém menos que o misterioso piloto de corrida do Top Gear, o Stig, é responsável por bater o antigo recorde de volta em 3,1 segundos. O McMurtry Spéirling cruzou a linha de chegada em apenas 55,9 segundos na pista de 2,8 km no Aeródromo de Dunsfold em Surrey, Reino Unido. Para colocar isso em perspectiva, O Stig precisou de 69,6 segundos para percorrer o mesmo circuito com o Valkyrie, o carro de rua mais rápido da famosa pista britânica.

É isso mesmo - o McMurtry Spéirling é 13,7 segundos mais rápido que o Valkyrie. O último pode ser legalmente aprovado para as ruas, mas o hipercarro da Aston Martin tem raízes na F1 e é elogiado como um dos carros mais radicais que já tiveram o direito de ser licenciado. O novo recorde estabelecido pelo elétrico de tamanho reduzido foi alcançado com um protótipo de validação (VP1) da versão Pure.

O Pure representa uma evolução do carro que quebrou o recorde de volta no Goodwood Festival of Speed em 2022, quando subiu a famosa colina em 39,08 segundos. Em comparação com o McMurtry Spéirling original, o modelo atualizado troca as rodas de 19" por um conjunto mais leve de 18". Ele tem para-lamas mais robustos, resfriamento aprimorado, ajustes aerodinâmicos e uma bateria melhor de 100 kWh que carrega em 20 minutos. Ele tem autonomia de 10 voltas em Silverstone, famoso circuito britânico, a todo vapor, de acordo com a marca.

Foto de: McMurtry

Foto de: McMurtry

É difícil acreditar que o recorde será melhorado em um futuro próximo. Isto é, a não ser que o Stig tente reduzir ainda mais o tempo da já impressionante volta. O Spéirling leva incríveis 1,55 segundos para atingir 60 mph (96 km) a caminho de uma velocidade máxima de 298 km/h.

O modelo Pure tem 1.000 cv de potência direcionados para o eixo traseiro. Tudo isso em um carro que pesa apenas 1.200 kg, ou quase tanto quanto um Mazda MX-5 Miata RF, pequeno esportivo reconhecido pelo peso baixo. O Spéirling tem um monobloco de fibra de carbono, com um comprimento total da carroceria de apenas 3,7 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,02 m de altura. Apesar de seu tamanho ultracompacto, motoristas com até 2 metros de altura e pesando até 150 kg podem caber no interior.

Esse tipo de desempenho de tirar o fôlego não é barato. Limitado a 100 unidades, o monstro de pista custa £895.000, ou R$ 6.869.596 nas taxas de câmbio atuais.

Fonte: Top Gear

Leia o artigo completo