No programa Carona desta semana, o apresentador Jorge Moraes apresenta o novo Lexus NX 450h+.
Trata-se do segundo modelo da marca japonesa com tecnologia híbrida plug-in após o lançamento do RX 450h+ em 2024.
SUV médio com a mesma base e porte do Toyota RAV4, o NX 450h+ estreia no Brasil em versão única por R$ 457.990, trazendo motor 2.5 aspirado a gasolina de 187 cv e dois propulsores elétricos, resultando em uma potência combinada de 308 cv e tração integral.
Com esse conjunto mecânico, o NX 450h+ acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, mesmo com seus 2.070 kg. A bateria de 18,1 kWh permite rodar até 55 km no modo elétrico, segundo o Inmetro. O consumo no modo híbrido também impressiona: 14,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada, tudo isso com muito luxo e segurança reforçada a bordo.
Nesta edição do Carona, Moraes aproveita o lançamento do NX 450h+ para entrevistar Nancy Serapião, gestora da Lexus no Brasil. A executiva fala da expansão da rede de concessionárias da marca premium em nosso mercado e da ênfase no atendimento ao consumidor - que inclui a recente expansão da garantia dos veículos Lexus para dez anos.
Outra atração do programa é o desempenho da nova geração do Nissan Kicks no teste de impacto do Latin NCAP - instituto independente de segurança viária.
O SUV compacto recebeu nota máxima na avaliação, que leva em conta critérios como integridade do habitáculo após o impacto, disponibilidade de assistências à condução e proteção a pedestres.
O novo Kicks chega ao Brasil em 2025 com produção nacional e porte maior do que o da geração atual, que será mantida como alternativa de entrada para o utilitário esportivo da Nissan.
Por falar em Nissan, o Carona traz avaliação da Frontier Attack, versão da picape média com foco no custo-benefício e no visual diferenciado
Com preço sugerido de R$ 270.590, a versão Attack vem de fábrica do detalhes externos escurecidos, incluído a pintura das rodas de liga leve, e adesivos identificando o veículo nas respectivas laterais.
Para encarar vias não pavimentadas sem dificuldade e com muito conforto, a Frontier Attack é equipada com motor 2.3 turbodiesel de 190 cv, câmbio automático de sete marchas e tração 4x4 com reduzida.
Já o quadro Autosserviço alerta para a importância da inspeção regular da carcaça da válvula termostática. O componente agrega a referida válvula e o sensor de temperatura - itens fundamentais para o controle do líquido de arrefecimento e, consequentemente, do funcionamento adequado do motor.
Eventuais trincas da carcaça e outros problemas podem ocasionar vazamento do líquido e levar ao superaquecimento do propulsor.
Por fim, no quadro Fala Carona, Jorge Moraes responde perguntas da audiência sobre o mercado automotivo e os próximos lançamentos do setor.