A Chevrolet mostrou pela primeira, de surpresa, o elétrico Spark EUV no Brasil. Durante evento de comemoração de 100 de operação da GM no país, Santiago Chamorro, Presidente da GM da América do Sul, deixou a surpresa para o final sem revelar nenhuma informação adicional.
Do fundo do palco, o compacto SUV elétrico de origem chinesa surgiu apenas para deixar o recado de que este será um dos 10 lançamentos da Chevrolet que o próprio executivo prometeu para o mercado brasileiro neste ano.
O Spark EUV já estava rodando camuflado pelo Brasil, inclusive com um a frase "Mais eletricidade pra você" para instigar os curiosos. No entanto, o visual completo do modelo não era novidade, pois já existe na China pela joint venture SGWM (SAIC-GM-Wuling). Com estilo quadradinho, o SUV elétrico foi projetado e desenvolvido na China com proposta urbana e estilo de utilitário esportivo.
A versão com a gravatinha "Chevrolet" e nome ocidental foi revelado por um flagra no fim do ano passado, ocasião que apareceu em uma chamativa cor verde limão e o nome Spark EUV Activ colado na tampa traseira.
Versão chinesa Baojun Yep Plus
Diferente dos "americanos" Equinox EV e Blazer EV, o Spark EUV não esconde que seu papel será mais democrático na linha Chevrolet. Com 3,99 metros de comprimento e entre-eixos de 2,5 m, chegará como o modelo elétrico mais acessível da marca no país. Na China, é impulsionado por um motor elétrico de 75 kW (101 cavalos) de potência e uma bateria LFP de 41,9 kWh que confere autonomia de 400 km no ciclo chinês.
Foto de: Divulgação
Interior do Spark EUV
Por dentro, destaque para as duas telas 10,25 polegadas para o quadro de instrumentos digital e para central do sistema de informação e entretenimento. Na China, o SUV elétrico possui um sistema operacional próprio chamado KiOS e sistemas ADAS desenvolvido pela DJI com direito a estacionamento automatizado, assistente de permanência em faixa e câmera de 360 graus.
Nenhuma palavra foi dita em relação ao Spark EUV: nem nome, nem porte, nem tecnologia e muito menos quando chegará. A única certeza é que será um dos 10 lançamentos prometidos para 2025.