O grupo chinês Chery, que é responsável pela marca de mesmo nome e também pelas sub-marcas Exeed, Jetour, Luxeed e Omoda & Jaecoo vem passando por um bom momento de vendas em seu mercado interno. Por lá, o conglomerado emplacou cerca de 214.770 durante o mês de março, um aumento de demanda superior a 18,3% comparado ao mesmo período do último ano.
Deste montante, 197.614 unidades foram vendidas pela própria Chery, que também apresentou crescimento em relação aos números registrados no ano anterior. No total, o aumento foi de 10,9% ano a ano. Para o mercado externo, a demanda também registrou aumento de 2,7% comparado à março de 2024, ficando em 86.414 unidades.
O principal destaque de vendas foi o SUV compacto Tiggo 5X, que estreou globalmente em 2018 e se juntou ao Tiggo 7 entre os veículos com mais de um milhão de unidades exportadas. Por aqui, o SUV começou a ser fabricado na fábrica da CAOA em Anápolis (GO) em 2019, onde são fabricados ainda outros modelos da família Tiggo e alguns carros da Hyundai sob licença, como o utilitário HR e o SUV médio Tucson. No total, desde seu lançamento, já foram vendidos 75 mil Tiggo 5X no Brasil. Atualmente, o utilitário esportivo é vendido em três versões, a Tiggo 5x Sport, Tiggo 5x PRO e Tiggo 5x PRO Hybrid Max Drive.
Na motorização, há duas opções, um turbo flex e um híbrido-leve. No primeiro caso, o motor 1.5 turbo desenvolve 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com a transmissão CVT com 9 marchas simuladas. Segundo o Inmetro, o consumo é de 6,9 km/litro na cidade e 8,1 km/litro na estrada com etanol, chegando a 9,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina.

Chery Tiggo 5x entrou para o clube de 1 milhão de unidades exportadas junto ao Tiggo 7
Por sua vez, o modelo híbrido-leve recebe o conjunto sistema híbrido-leve de 48V em conjunto com o motor a combustão e entrega 160 cv e 25,5 kgfm de torque. Neste caso, o consumo é de 11,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina, além de 8,7 km/l e 8,8 km/l com etanol, respectivamente.
O grupo chinês também acumulou resultado recorde durante o primeiro trimestre do ano. Segundo dados do Carsnewchina e da própria Chery, as vendas somadas de todas as marcas foram de 620.025 unidades, um aumento de 17,1% em relação a 2024. A Chery Auto vendeu 590.533 unidades dentro desse total, enquanto os carros considerados de ''nova energia'' (híbridos, elétricos e com extensor de autonomia) atingiram 163.458 unidades.

Foto de: Omoda & Jaecoo
Brasil terá Omoda & Jaecoo
A Omoda & Jaecoo, pertencente ao grupo Chery e que no Brasil chegará sem as mãos da CAOA, já tem data para os seus primeiros modelos chegarem para venda aos consumidores brasileiros. A partir de abril, cerca de mil unidades chegam ao País pelo porto de Vitória, no Espírito Santo. Os carros foram embarcados em 27 de fevereiro, pelos portos de Xangai e Tianjin, na China.
Este primeiro lote de veículos será comercializado nas mais de 50 lojas personalizadas sob a bandeira da marca, localizadas em 17 estados. Os modelos que chegam ao Brasil inicialmente serão o Omoda 5, elétrico, e Jaecoo 7, com sistema híbrido plug-in.

Foto de: Motor1.com
Omoda 5

Foto de: Motor1 Brasil
Jaecoo 7 PHEV31
Primeiro modelo produzido com a marca Omoda, o 5 foi lançado em 2022 e tem tamanho próximo ao de um Jeep Compass, com 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. No porta-malas, são 378 litros. Com design inspirado no conceito Art in Motion, o visual é mais aspiracional e futurista. Entre os equipamentos, a marca destaca duas telas digitais de 10,25" no painel, integrando todas as funções de controle de direção, clima e entretenimento.
Já o Jaecoo 7 possui linhas mais retilíneas e convencionais, posicionando-se como um SUV médio, com dimensões próximas ao Tiggo 7, tendo 4,5 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 550 litros, que pode expandir-se para 1.600 litros. O interior é equipado com tela multimídia vertical de 14,8 polegadas e suporta reconhecimento facial e atualizações remotas.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de "luxo silencioso", entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.