Carro premium mais vendido do Brasil, BMW Série 3 completa 50 anos

há 3 semanas 5

1975 foi um bom ano. Jaws estreou nos cinemas, Jack Nicklaus ganhou seu quinto Masters e a Miller Lite chegou às prateleiras. Que época para estar vivo. Mas o mais importante para os entusiastas do setor automotivo é que 1975 marcou a estreia do BMW Série 3, que viria a se tornar um dos nomes mais reconhecidos do setor de todos os tempos.

Este ano, a BMW está comemorando os 50 anos de seu onipresente carro de luxo - desde seus primórdios como um carro de passeio simples até sua evolução para uma máquina de alto desempenho. No Amelia Island Concours d'Elegance deste ano, a BMW estendeu o tapete vermelho para seu modelo mais icônico, com seis dos melhores exemplos de sua coleção histórica ocupando o centro do palco no gramado - e alguns outros pegando a estrada ao redor de Amelia.

BMW 320i 1975

Foto de: Jeff Perez / Motor1

BMW 320i 1975

Na frente e no centro estava o carro que deu início a tudo: um E21 320i 1975 impecável. Com uma versão atualizada do motor M10 de quatro cilindros da BMW - que estreou em 1962 - o Série 3 produzia apenas 101 cavalos de potência na época. Mas, em seus seis anos de venda, a BMW venderia mais de um milhão de exemplares do E21, consolidando-se na linha de produção nas décadas seguintes.

Juntamente com o E21, havia um belo carro de corrida E30 M3 - especificamente um dos carros que ajudou a BMW a conquistar uma vitória dupla nas 24 Horas de Nürburgring. Embora ele não funcione nem dirija mais (os motores foram feitos especificamente para durar a duração da corrida, como observa a BMW), seu motor de 2,5 litros e quatro cilindros produzia 360 cv na época.

Carro de corrida BMW E30 M3

Foto de: Jeff Perez / Motor1

Carro de corrida BMW E30 M3

Carro de corrida BMW E30 M3

Foto de: Jeff Perez / Motor1

Carro de corrida BMW E30 M3

"Quando se trata de E30, o E30 M3 é provavelmente o auge disso", observa Tom Plucinsky, diretor do BMW Group Classic USA. "Ele é o mais amado pelos fãs e foi homologado como um carro especial para corridas. Esse é o carro de corrida de turismo mais bem-sucedido de todos os tempos, por isso tivemos que trazer o E30 M3."

A chegada do E36 em 1990 marcou a estreia da terceira geração da Série 3. Esse carro em particular - uma edição limitada do M3 Lightweight - tinha portas de alumínio, um divisor ajustável, espelhos retrovisores menores e uma enorme asa traseira. Fato curioso: como a BMW nunca teve a asa aprovada para uso em estradas, a empresa entregava cada carro com a asa no porta-malas. Os compradores iam até a concessionária e a instalavam depois do fato.

"Na Europa, havia um M3 GT, que tinha portas de alumínio, um divisor dianteiro extensível, uma asa traseira e um motor maior", diz Plucinsky. "Para os EUA, não foi possível obter o motor maior, então a ideia era fazer uma versão leve. As pessoas falavam em competir com eles, portanto, este era um carro preparado para corridas, pronto para andar - sem ar-condicionado, sem rádio."

BMW M3 Lightweight 1995

Foto de: Jeff Perez / Motor1

BMW M3 Lightweight 1995

A quarta geração, E46 estreou em 1997. Com novos componentes de suspensão de alumínio, o E46 era notavelmente mais rígido do que o carro que substituiu. E isso também significava uma distribuição de peso 50/50 perfeita para acompanhar o novo e mais potente motor de seis cilindros em linha de 3,2 litros, que produzia até 360 cv no M3 CSL de produção.

O M3 específico em exibição era um GTR preparado para corridas com um novo V-8 de 4,0 litros que produzia até 460 cv. Ele competiria na série American Le Mans nos EUA, onde venceria sete das 10 corridas e levaria para casa os campeonatos de fabricantes e de equipes da BMW. De acordo com os regulamentos, o carro de corrida deu origem a um M3 GTR de produção com uma versão ajustada do mesmo motor V8, mas a BMW só produziu 10 deles - e cada um custava cerca de US$ 260.000.

Carro de corrida BMW M3 GTR E46

Foto de: Jeff Perez / Motor1

Carro de corrida BMW M3 GTR E46

Foto de: Jeff Perez / Motor1

Carro de corrida BMW M3 GTR E46

Foto de: Jeff Perez / Motor1

Tom Plucinsky, Diretor do BMW Group Classic EUA

Foi somente com a quinta geração do E90 que o M3 básico adotou um motor V8 padrão. O motor de 4,0 litros do carro de corrida E46 GTR seria instalado no M3 E90 de fábrica, proporcionando-lhe 414 hp com a opção de transmissão manual ou de dupla embreagem. O E90 também foi o primeiro Série 3 com iDrive - uma tecnologia agora onipresente em todos os BMW modernos.

O E90 não foi apenas um carro de estrada de sucesso para a BMW, ele também teve muito sucesso nas pistas. O carro em exibição venceu o Campeonato ALMS de 2011 e ganhou as 12 Horas de Sebring em 2011 e 2012.

Carro de corrida BMW M3 E92

Foto de: Jeff Perez / Motor1

Carro de corrida BMW M3 E92

Foto de: Jeff Perez / Motor1

Carro de corrida BMW M3 E92

Foto de: Jeff Perez / Motor1

Carro de corrida BMW M3 E92

Foto de: Jeff Perez / Motor1

Carro de corrida BMW M3 E92

É claro que a linhagem da Série 3 não se resume ao desempenho. A geração F30 modernizou ainda mais o carro de luxo com opções de motores novos e mais eficientes, como unidades turbo de quatro e seis cilindros. O F80 M3 até diminuiu de oito para seis cilindros, mas ainda assim adicionou mais potência; ele produzia 425 hp e conseguia atingir 100 km/h em apenas 3,9 segundos com o DCT.

A BMW levou seu melhor exemplo do F30 para Amelia: Uma perua marrom. "Naquele momento, as peruas esportivas não estavam indo muito bem do ponto de vista das vendas para nós", observa Plucinsky. "Mas, internamente, todos nós as adorávamos. Então, compramos esse carro e o mantivemos na coleção. Estamos com ele desde 2019 e decidimos trazê-lo para cá, já que estamos de volta ao negócio de turnês com o M5 Touring agora à venda nos EUA. Não é a nossa primeira turnê, e esperamos que não seja a última."

BMW Série 3 F30 Wagon

Foto de: Jeff Perez / Motor1

BMW Série 3 F30 Wagon

Com cinco décadas de BMWs em exibição, é fácil ver como o Série 3 se tornou um ícone. Desde o sucesso de vendas inicial da marca com o E21, os elogios nas pistas com o E30 e o E36 e as modernizações como o F30, o Série 3 sempre atendeu às necessidades dos entusiastas. Um brinde a mais 50.

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


Exclusivo: confira a primeira avaliação do Zeekr X no Brasil. Construído na mesma plataforma do EX30, é melhor que o Volvo? Apresentamos o Zeekr X Premium, um SUV 100% elétrico premium que traz inovações, acabamento superior e refinamento aprimorado em relação ao seu "primo" da marca sueca. Confira os detalhes e impressões no vídeo do Zeekr X Premium no canal Motor1.com no Youtube. 

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo