Carro elétrico serve para viajar? Rodamos mais de 3.000 km entre SP e RS

há 1 semana 3
Volvo EX30 comprovou ser capaz de rodar cerca de 400 km com uma carga completa; veículo durante recarga em São José (SC)
Volvo EX30 comprovou ser capaz de rodar cerca de 400 km com uma carga completa; veículo durante recarga em São José (SC) Imagem: Alessandro Reis/UOL

Para responder essa pergunta e compartilhar a resposta com nossa audiência, entre fevereiro e março de 2025 repetimos a jornada elétrica entre São Paulo e Porto Alegre, ida e volta, somando cerca de 2,4 mil quilômetros a percorrer.

Dessa vez, a experiência foi ao volante de um Volvo EX30, SUV compacto 100% elétrico. Escolhemos a versão topo de linha Ultra, que traz bateria com 69 kWh de capacidade e autonomia média estimada em cerca de 330 km com uma carga completa, segundo medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Já no Rio Grande do Sul, Volvo 100% elétrico foi posto à prova até em estradas de terra na Serra Gaúcha
Já no Rio Grande do Sul, Volvo 100% elétrico foi posto à prova até em estradas de terra na Serra Gaúcha Imagem: Alessandro Reis/UOL

Um diferencial dos automóveis da Volvo é a recarga gratuita nos eletropostos da marca sueca, dos quais há cerca de 60 instalados em rodovias brasileiras, todos com potência entre 30 kW e 150 kW. Desde o ano passado, a recarga em eletropostos da Volvo custa R$ 4 por kWh para veículos de outras marcas.

De acordo com o aplicativo da Volvo, há cinco eletropostos rápidos da empresa entre as duas capitais e, durante a viagem, colocamos à prova sua disponibilidade e funcionamento.

Leia o artigo completo