Rubão da ZS, que passou dos 116 kg para os 64 kg, fala sobre processo: ‘Investi na dieta cetogênica e cortei glúten e lactose do cardápio’
Divulgação/Rubão da ZS

O funkeiro Rubão da ZS lançou o single "Desafio do Shape"
O aumento de casos de obesidade no mundo acende um alerta global, já que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com sobrepeso tem aumentado de forma alarmante, afetando não apenas países desenvolvidos, mas também nações em desenvolvimento. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a prevalência da obesidade entre os adultos aumentou significativamente nas últimas décadas, e a crescente taxa de obesidade está relacionada a mudanças nos hábitos alimentares, ao sedentarismo e a fatores socioeconômicos.
Para não virar estatística e pensando em longevidade, Rubens de Souza, empresário do ramo musical e, atualmente, cantor de funk conhecido como Rubão da ZS decidiu encarar uma transformação e, em menos de dois anos, eliminou 52 quilos. “Com acompanhamento médico, investi na dieta cetogênica, sendo que cortei glúten e lactose do cardápio, com acompanhamento de reposição de hormônios e vitaminas para que meu organismo passasse pelo processo da melhor maneira possível”, conta.
Além disso, o artista adotou o jejum intermitente em sua rotina, uma estratégia que alterna períodos de jejum e alimentação, promovendo a perda de peso e melhorando o metabolismo. “É claro que não pude fugir da tríade dieta, exercícios e sono regular sendo que ainda experimentei a tão falada técnica de imersão em uma banheira com gelo, para estimular a recuperação muscular e resistência ao estresse”.
Com a transformação, o empresário renovou também a autoestima e em meio ao processo, decidiu seguir a carreira artística e lançou seu primeiro single, “Desafio do Shape”, que rapidamente viralizou nas redes sociais. A música tem como objetivo incentivar as pessoas a se cuidarem, praticarem esportes e adotarem um estilo de vida mais saudável e feliz. “Antes, posso dizer que eu era um gordinho alegre, mas ao pensar em saúde a longo prazo, decidi optar pela mudança de vida. Tudo mudou para mim: hoje tenho disposição para fazer o que eu bem entender, meu corpo responde a todos os meus estímulos e faço coisas fantásticas, melhor que quando era mais jovem”, fala, emocionado.
A pedido do portal Jovem Pan, o músico elencou 7 dicas essenciais para quem quer iniciar a transformação e melhorar a qualidade de vida. “Graças a Deus, minha música intitulada ‘Desafio do Shape’ virou febre em todo o país, sendo utilizada até nas aulas de dança nas academias, ou seja, atingi meu objetivo que é ser uma ferramenta inspiradora para as pessoas que querem entrar em um novo shape e saber que é possível, sem cirurgias, sem sofrimentos ou medicações que estão na moda, ou seja, sem prejudicar a saúde nem pesar no bolso”, afirma.
1. Antes de começar, exame básico que qualquer médico pede
Em primeiro lugar, é preciso fazer um exame básico, que é o hemograma e levar a um médico geral que pode até ser clínico, seja em uma unidade de saúde ou pelo convênio, se você tiver. É necessário saber como o corpo está para traçar um plano de ataque que funcione e perdure. “O difícil não é emagrecer, é manter-se magro, saudável e feliz e é preciso saber como está o organismo de forma geral. A maioria dos médicos vai solicitar os exames de sangue, urina e esteira, para ver resistência e parte cardíaca”, fala.
2. Retirar alimentos que inflamam o organismo é essencial
No caso do artista, inicialmente, ele cortou o glúten e lactose e começou a fazer jejum intermitente, acompanhado por orientação de uma nutricionista. “Isso vai de pessoa para pessoa, mas desinflamar o corpo evitando ingerir glúten e ultraprocessados é o primeiro caminho para a maioria dos que vislumbram a transformação de vida. No meu caso, acompanhado por médico, fazia duas refeições por dia, com uma janela de 16 a 18 horas entre elas. Nessa época, era vegetariano ainda, eu perdi mais ou menos uns 20 quilos aliados ao esporte”.
3. Insira novos hábitos junto com a dieta: isso vai te ajudar
Em vez de focar no que não pode comer, invista em se movimentar e colocar o corpo para trabalhar, assim você desfoca e tudo fica mais fácil. “Eu voltei a fazer natação, academia, yoga, hot yoga, pedal, enfim, caí de cabeça nos esportes e também nos processos meditativos. Isso tudo me ajudou a controlar a ansiedade e a me sentir bem”. E claro, invista na hidratação: uma célula hidratada é uma célula que funciona 100% no organismo, então a água é essencial para exatamente tudo em nosso corpo. Instale aplicativos que te lembram o quanto deve beber de água durante o dia e tenha garrafinhas por perto, sempre.
4. Invista na dieta cetogênica ancestral que é bem simples
Já ouviu falar na dieta cetogênica ancestral? Parece complicado, mas não é. Simplesmente ela se baseia em tudo o que comíamos no passado, que é proteína boa e fibra. “Seguindo uma estratégia alimentar eu voltei a consumir proteína animal, que me fez perder um pouco de peso e com isso perdi 50 quilos. Através dessa mudança de hábito, diminuí o carboidrato para média de 20 a 40 gramas por dia apenas. Atualmente faço com um estilo de vida, só faço uma ou duas refeições por dia e me alimento de proteína, gordura boa e fibra, oscilando entre a dieta cetogênica e low carb. Reduzi a gordura do meu corpo e também faço suplementação, tomo diariamente cerca de 25 suplementos”.
5. Acredite: o sono é grande aliado na luta contra a balança
Da mesma forma em que você cuida do seu corpo como um templo, analisando o que vai ingerir e como vai se movimentar, é preciso priorizar o descanso. “Aprendi que a higiene do sono modifica não só nosso shape como garante saúde mental e aumento de produtividade, afinal, é quando estamos dormindo que repomos hormônios e regulamos nosso organismo. Um ambiente adequado, longe de luzes, com horários respeitados e um bom colchão garantem que no dia seguinte estejamos descansados, motivados e felizes, experiência própria”, finaliza o cantor.