A BMW anunciou a conclusão da primeira fase de um experimento inovador envolvendo a utilização de robôs humanoides no processo de produção de automóveis. Em parceria com a empresa californiana Figure, a montadora alemã iniciou os testes na fábrica de Spartanburg, na Califórnia (EUA), onde o androide foi designado para operações simples na área de montagem de chassis.
VEJA TAMBÉM:
- BMW Serie 3 chega de cara nova partindo de R$ 308 mil
- SUVs mais vendidos de julho: lançamentos estão agradando
- BMW iX 2023: Boris conferiu o SUV elétrico que parte de R$ 655 mil
O robô em questão, denominado Figure 02, representa a segunda geração dos androides da Figure. Comparado ao seu antecessor ele tem uma melhor visão, percepção de voz, e tem também mais força e eficiência energética.
A Figure descreve o robô BMW como o mais avançado do mundo entre os disponíveis publicamente no mercado.
Este robô BMW é capaz de realizar manipulações precisas que exigem alta coordenação de movimentos, como posicionar peças complexas com precisão milimétrica e se mover com confiança pela fábrica.
- Como mostra o vídeo, na planta da BMW o robô foi utilizado especificamente para a colocação de peças, alimentando elementos da carroceria em máquinas especiais que posteriormente enviavam esses componentes para a linha de soldagem.
Os desenvolvimentos no campo da robótica são muito promissores. Com uma operação de teste inicial, estamos agora determinando possíveis aplicações para robôs humanóides na produção. Queremos acompanhar essa tecnologia do desenvolvimento à industrialização”, diz Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração para Produção da BMW AG.
A BMW espera ampliar o escopo das tarefas atribuídas ao Figure 02 no futuro, mas, por enquanto, não há previsões concretas sobre o destino do robô, já que o experimento ainda está em andamento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: