A BMW revelou as primeiras imagens do seu novo SUV elétrico baseado na plataforma Neue Klasse. O modelo, que deve se chamar iX3, ainda aparece camuflado, mas já exibe detalhes importantes do design e promete inaugurar uma nova era para os elétricos da marca. Com produção programada para começar até o fim de 2025 na fábrica de Debrecen, na Hungria, o iX3 trará avanços em motorização, baterias e tecnologia a bordo.
Com programação para início de produção até o fim desde ano na fábrica renovada da BMW em Debrecen (Hungria), ainda não se sabe quando o novo SUV será apresentado por completo - nem se será lançado no mercado este ano. Para encurtar o tempo até o lançamento, a BMW publicou agora as primeiras imagens teaser do modelo. Elas mostram o modelo categorizado como um "SAV" (Sports Activity Vehicle, que é como a BMW chama seus SUVs) durante testes de calor em um deserto.

Foto de: BMW
BMW iX3 (Nova Classe) em testes de calor

BMW Vision Novo Classe X a partir de 2024 com duas linhas diagonais na frente e grade iluminada (Imagem: BMW)
Apesar de a frente a traseira ainda terem camuflagem pesada, a carroceria, que parece bastante esticada em nossa foto de capa, nos lembra o iX. No entanto, em vez das maçanetas retráteis do iX, o novo modelo tem maçanetas convencionais. Ao contrário do carro-conceito, a versão de produção também tem espelhos retrovisores externos convencionais em vez de câmeras.
O facelift do BMW iX também tem duas linhas diagonais em cada lado
Foto de: BMW
O flagra também permite ver as diferenças do farol do modelo final para o conceito. No modelo flagrado, há uma linha diagonal por lado que pode ser vista na frente, enquanto o estudo tinha duas dessas linhas. A grade iluminada (que é muito menor do que no iX) também não é visível. Mais abaixo, entretanto, duas grandes entradas de ar retangulares são reconhecíveis, como no carro-conceito.

Foto de: BMW
BMW iX3 (Nova Classe) em testes de calor

O estudo também tinha um triângulo de luz vermelha e uma linha de luz na traseira (Imagem: BMW)
Na traseira, o triângulo vermelho característico nas lanternas traseiras, que reconhecemos no carro-conceito, pode ser visto. Mais para dentro, duas linhas diagonais podem ser reconhecidas, uma das quais assume a função de seta. A linha de luz vermelha, que é interrompida no centro para o logotipo, também pode ser vista.
Os elementos verticais na parte externa esquerda e direita, que foram usados para os refletores traseiros no estudo, não podem ser reconhecidos nas fotos. A placa também está alojada em um recuo mais profundo do que no carro-conceito.

Foto de: BMW
Esta imagem mostra a luz indicadora traseira
Na parte superior, há um spoiler central no teto. Parece haver um recuo semelhante na parte inferior do difusor. Além disso, a versão final traz limpador do vidro traseiro, que provavelmente foi omitido do estudo por motivos visuais.
Se você olhar com atenção, também reconhecerá a porta traseira na parte traseira direita. Um vídeo de protótipo já havia revelado que a versão de produção não terá portas sem moldura como o carro-conceito.

Foto de: Motor1.com
É assim que nossos colegas da Motor1 imaginam o novo iX 3 (renderização)
A tecnologia do novo modelo já é mais ou menos conhecida. O fabricante também revelou recentemente que os veículos com tração nas quatro rodas terão motores assíncronos (ASMs) na dianteira, enquanto os motores síncronos com excitação de corrente (SSMs) continuarão a operar na traseira.
Existem duas variantes de ASM para o eixo dianteiro, fornecendo 120 e 180 kW, respectivamente, enquanto quatro variantes de um SSM com 200 a 400 kW são usadas na traseira. No entanto, essa é apenas a linha inicial; as versões de nível básico e superior virão em seguida. A última provavelmente também incluirá as novas versões com três e quatro motores. Foram anunciadas saídas de sistema de 200 a 1.000 kW.
Assim, a versão básica poderia ser um modelo com tração traseira de 200 kW e a versão topo de linha um modelo M com quatro motores e 1.000 kW. Os inversores agora funcionam com chips de carbeto de silício, o que deve tornar os acionamentos significativamente mais eficientes.
Nos modelos Neue Klasse, a eletricidade vem de células de bateria cilíndricas pela primeira vez; no iX3, elas provavelmente terão o formato 46120 (46 mm de diâmetro, 120 mm de altura). Elas são montadas diretamente em um pacote de baterias sem os desvios via módulos (cell-to-pack). Graças ao sistema de 800 volts, espera-se que a velocidade de carregamento seja 30% maior.

Cockpit do New Class X study a partir de 2024 com tela sensível ao toque em forma de paralelogramo e a linha de informações Panoramic Vision diretamente sob o para-brisa
No interior, o Panoramic Vision é um dos novos recursos mais importantes. Provavelmente, trata-se de uma superfície de projeção em forma de faixa na borda inferior do para-brisa. Provavelmente, haverá também um head-up display (HUD) normal. Haverá também uma grande tela sensível ao toque no formato paisagem, mas não mais um visor de instrumentos.
Quando chegar, o novo iX3 não estará sozinho no mercado: A Mercedes-Benz apresentará seu GLC EQ até o fim do ano, enquanto a Audi já tem um SUV de 800 volts na forma do Audi Q6 e-tron. No quesito tamanho, não espere muitas diferenças: o Q6 tem 4,77 metros de comprimento, enquanto o antigo iX3 media 4,73 metros. Não esperamos que o novo modelo seja significativamente mais longo. Afinal de contas, o BMW iX, do qual o iX3 não deve se aproximar muito, tem 4,97 metros de comprimento.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
Qual é a autonomia real de um carro elétrico? Como se comportam as diferentes tecnologias disponíveis no mercado? Vale a pena comprar um carro elétrico pra uso diário, sem perrengues? Na edição brasileira do 100% a 5%, trouxemos as mais variadas tecnologias de baterias, motores elétricos, pesos e capacidades de várias marcas para você descobrir qual pode ser a tecnologia ideal para você. Veja o resultado!
Fonte: BMW (per E-Mail)